“YouTube termina cinco canais de direita ligados às acusações de Rússia do DOJ”


0

O YouTube confirmou o encerramento de cinco canais políticos de direita, acreditados estar conectados às acusações do Departamento de Justiça dos EUA relacionadas à mídia dos EUA ligada à Rússia. A plataforma removeu o canal da Tenet Media, empresa que a CNN relatou ser a implicada na acusação. O DOJ acusou operadores russos de pagar à organização de mídia para espalhar desinformação visando influenciar as eleições dos EUA em 2024.

Um porta-voz do YouTube confirmou a remoção e forneceu uma declaração à Engadget. “Após uma acusação do Departamento de Justiça dos EUA e após uma revisão cuidadosa, estamos encerrando o canal da Tenet Media e quatro canais operados por sua proprietária, Lauren Chen, como parte de nossos esforços contínuos para combater operações de influência coordenadas”, diz a declaração da empresa.

Segundo o YouTube, a investigação está em andamento, e a empresa avaliará se mais ações são necessárias à medida que surgirem novas informações. A empresa afirma ter encerrado mais de 4.000 canais do YouTube no segundo trimestre de 2024 como parte das investigações sobre operações de influência ligadas à Rússia. O YouTube trabalha com o Grupo de Análise de Ameaças (TAG) do Google para identificar maus atores e desativar seus canais e contas conforme necessário.

Na quarta-feira, o DOJ acusou dois funcionários da RT (anteriormente Russia Today), um veículo de mídia apoiado pelo Kremlin. Eles foram acusados de financiar ilegalmente uma organização de mídia apoiada pelo Tennessee, agora praticamente confirmada como Tenet Media. Os promotores do DOJ alegam na acusação que os fundadores da empresa de mídia sabiam que seu financiamento vinha do governo russo. A Tenet Media é de propriedade de Chen e seu marido, Liam Donovan.

O Washington Post relata que o YouTube era a plataforma preferida da Tenet para espalhar vídeos de propaganda destinados aos conservadores dos EUA e apresentando comentaristas de direita populares. Aqueles que trabalhavam com a organização incluíam Benny Johnson, Tim Pool e Dave Rubin. Os canais até contaram com participações do ex-candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy e da presidente do RNC, Lara Trump. Pool e Rubin negaram ter conhecimento de que o governo russo financiava a Tenet.

Redação Confraria Tech

Referências:
YouTube terminates five right-wing channels linked to the DOJ’s Russia indictments


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format