“O Google abusa de seu poder de monopólio na busca geral para manter os usuários dentro do ecossistema próprio do Google e impedi-los de ir para sites concorrentes”, disse o co-fundador e CEO do Yelp, Jeremy Stoppelman, em um post no blog anunciando o processo. “Essa conduta anticompetitiva desvia tráfego e receita publicitária dos serviços de busca vertical, como o Yelp, que oferecem conteúdo de negócios locais objetivamente de maior qualidade para os consumidores.”
O processo nos EUA poderia ter um peso extra, seguindo um caso do Departamento de Justiça onde a juíza considerou o Google um monopolista na busca. A decisão de agosto não impôs sanções ao Google, mas é provável que o caso do Yelp seja o primeiro de muitos trazidos pelos concorrentes da empresa de tecnologia.
Enquanto esse processo se concentra nos EUA, o Yelp também tem se manifestado sobre as práticas do Google no exterior. A Lei dos Mercados Digitais Europeus tinha como objetivo relaxar parte do controle da empresa sobre os resultados das buscas, com regras para impedir que grandes empresas de tecnologia favorecessem seus próprios serviços. No entanto, o Yelp argumentou que a tentativa de conformidade com a LMD fez com que os usuários fossem menos propensos a sair do ecossistema do Google.
Entramos em contato com o Google para comentários e atualizaremos com a resposta deles.
Redação Confraria Tech
Referências:
Yelp files antitrust lawsuit against Google