X foi ordenado a pagar $600 mil a um funcionário demitido que não clicou em ‘sim’ no ultimato por e-mail.


0

Elon Musk ordenou há dois anos que os funcionários do Twitter “clicassem em sim” em um e-mail para prometer trabalhar em modo “extremamente hardcore” ou correr o risco de perder seus empregos. Um desses funcionários que não clicou em “sim” acabou de ganhar uma decisão importante, de acordo com o serviço de notícias irlandês RTÉ.

A Comissão de Relações de Trabalho da Irlanda (WRC) decidiu que Gary Rooney, ex-executivo sênior da empresa conhecida na época como Twitter, foi injustamente demitido quando se recusou a concordar com o ultimato do e-mail de Musk em 2022, após nove anos na empresa de mídia social. A comissão também ordenou que a empresa X pagasse a Rooney €550.000 (aproximadamente $605.000).

O oficial de adjudicação da WRC, Michael MacNamee, destacou o requisito de Musk de clicar “sim” como injusto, pois recusar-se a fazê-lo “não era capaz de constituir um ato de demissão”. Portanto, a empresa não tinha fundamentos para justificar a demissão de Rooney, de acordo com o relatório.

Musk enviou um e-mail para todos os funcionários do Twitter em novembro de 2022, um mês após assumir o controle da empresa de mídia social, emitindo um ultimato de comprometimento. O e-mail com o assunto “Uma Encruzilhada” disse aos funcionários da época que eles deveriam esperar trabalhar “extremamente hardcore”, incluindo “horas longas e alta intensidade”. Musk deu a seus funcionários a oportunidade de clicar em um link no e-mail “Se você tem certeza de que quer fazer parte do novo Twitter” e deu a eles 24 horas para concordar com o compromisso clicando no link ou recusando-se a fazê-lo. Aqueles que não clicassem no link seriam demitidos e receberiam três meses de pagamento de rescisão.

MacNamee decidiu que o prazo de 24 horas de Musk não era um “aviso razoável” para que seus funcionários considerassem o destino de seus empregos. Ele também disse que nenhum funcionário “poderia ser culpado por se recusar a ser compelido a dar um consentimento aberto e incondicional a qualquer uma das propostas”. O departamento de RH do Twitter confirmou que a demissão de Rooney foi devido à sua decisão de não clicar no link do e-mail, apesar de não saber sobre uma possível rescisão ou as implicações de permanecer na empresa.

Rooney está longe de ser o último ex-funcionário de Musk a levar seu ex-empregador a tribunal, seja por seu comportamento ou pelo que consideraram uma demissão injusta. Uma ação movida este ano por um ex-funcionário da SpaceX acusou a empresa de discriminação de gênero e falhas básicas de proteção.

Redação Confraria Tech

Referências:
X ordered to pay $600K to fired employee who didn’t click ‘yes’ on email ultimatum


Like it? Share with your friends!

0
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format