Lançado em 2022, o Community Notes depende da colaboração dos usuários do X para verificar informações ou adicionar contexto que possa estar faltando em publicações. Os colaboradores são obrigados a citar suas fontes, e outros usuários podem avaliar a “utilidade” da nota. Além disso, os criadores de posts que recebem uma “nota da comunidade” enfrentam penalizações, com o intuito de desencorajá-los a tentar lucrar com informações falsas. Com as novas mudanças, todo esse processo promete ser mais ágil.
Agora, as chamadas “lightning notes” podem ser publicadas em apenas 14 minutos e 33 segundos após serem escritas, e em 18 minutos e 20 segundos após a postagem original. Essa atualização pode ajudar a resolver uma crítica recorrente ao sistema de verificação colaborativa: a lentidão em comparação com a velocidade com que a desinformação viraliza na plataforma. Um estudo realizado no ano passado pela Bloomberg revelou que, em alguns casos, podia levar várias horas para que uma nota da comunidade aparecesse em um tweet viral, e muitas vezes apenas uma fração dos usuários visualizava a verificação em relação ao post original.
Embora o novo sistema mais rápido tenha o potencial de mudar esse cenário, ainda não está claro com que frequência essa versão “lightning” será realmente aplicada. Nem todos os posts com informações incorretas, fatos mal interpretados ou imagens geradas por IA são imediatamente sinalizados para revisão, se é que são. O X afirma ter mais de 800.000 colaboradores no programa em todo o mundo, mas é provável que alguns posts ainda levem mais tempo para passar pelo processo do Community Notes.
A expectativa é que, com essas melhorias, a plataforma se torne um espaço mais confiável, onde a verdade possa ser restabelecida de forma mais rápida e eficiente. A luta contra a desinformação continua, e cada passo nessa direção é um avanço importante para todos nós.
Redação Confraria Tech.
Referências:
X is trying to make Community Notes faster with ‘lightning notes’