Um exemplo curioso dessa mudança é o caso do ator William Shatner, que bloqueou vários repórteres da Engadget em 2014. Com a nova atualização, esses repórteres puderam, pela primeira vez em anos, ver as postagens de Shatner, embora uma mensagem abaixo de seu post fixado informe que eles estão bloqueados de interagir, seguir ou enviar mensagens para ele. Antes, a plataforma apenas exibia uma mensagem simples de “Você está bloqueado”, sem mostrar qualquer conteúdo.
A justificativa da X para essa mudança é que, de certa forma, os usuários já podiam contornar o bloqueio ao acessar a plataforma por meio de contas que não os bloqueavam. Além disso, a empresa argumenta que o bloqueio anterior poderia ser usado para compartilhar informações prejudiciais ou privadas sobre aqueles que foram bloqueados, promovendo assim uma “maior transparência”.
Entretanto, essa decisão gerou preocupações significativas, especialmente entre especialistas em segurança nas redes sociais. Claire Waxman, Comissária de Vítimas de Londres, expressou que essa mudança pode facilitar comportamentos abusivos, permitindo que stalkers e trolls tenham acesso às postagens de suas vítimas. Para muitos, essa nova abordagem pode comprometer a segurança de quem já enfrenta situações delicadas, como o stalking.
Além disso, a mudança pode entrar em conflito com as diretrizes das lojas de aplicativos, como a Apple e o Google Play, que exigem que aplicativos com conteúdo gerado por usuários ofereçam a capacidade de bloquear usuários abusivos. Embora o botão de bloqueio ainda esteja presente, não está claro como as empresas reagirão a essa nova funcionalidade.
Com a insatisfação de alguns usuários, plataformas alternativas como BlueSky e Threads têm ganhado popularidade. Recentemente, o Threads anunciou que atingiu 275 milhões de usuários ativos mensais, um crescimento impressionante de 75 milhões em apenas três meses.
Essa mudança na X certamente trará desdobramentos interessantes e, possivelmente, desafiadores para a plataforma e seus usuários. A forma como as redes sociais lidam com questões de segurança e privacidade continua a ser um tema crucial e em constante evolução.
Redação Confraria Tech.
Referências:
X now lets blocked users see your posts