Waymo está testando sua sexta geração de frota autônoma, a qual possui menos sensores “sem comprometer a segurança”.


0

A Waymo, empresa pertencente à Alphabet, revelou o seu sexto sistema de condução na segunda-feira, com uma configuração de sensores mais eficiente. Apesar de ter menos câmeras e sensores LiDAR em comparação com a plataforma atual, o novo sistema de condução autônoma supostamente mantém os níveis de segurança. Quando estiver pronto para passeios públicos, ele coexistirá com a linha atual de geração.

De acordo com a CNBC, o novo sistema está integrado nos veículos elétricos Geely Zeekr. A Waymo havia anunciado anteriormente que trabalharia com o fabricante chinês de veículos elétricos no final de 2021. Os veículos da nova plataforma têm um design mais quadrado em comparação com a linha atual, sendo construídos sobre os SUVs Jaguar I-PACE. A frota de sexta geração construída pela Zeekr é relatadamente mais acessível, incluindo um degrau mais baixo, teto mais alto e mais espaço para as pernas, mantendo aproximadamente a mesma área total que a linha baseada em Jaguar.

O sexto sistema Waymo Driver reduziu o número de câmeras de 29 para 13 e o de sensores LiDAR de cinco para quatro. A Alphabet afirma que eles trabalham em conjunto com campos de visão sobrepostos e redundâncias focadas na segurança, o que permite um desempenho melhor em diversas condições climáticas. A empresa alega que o campo de visão da nova plataforma se estende até 500 metros durante o dia e a noite, em “diversas” condições climáticas.

A Waymo afirma que o novo sistema é modular, permitindo “trocar vários componentes de detecção para se adequarem às condições específicas de cada ambiente operacional”, como uma limpeza mais rigorosa dos sensores para veículos em cidades mais frias. A CNBC esclareceu que o sistema de limpeza inclui limpadores que conseguem remover a maioria da sujeira e umidade.

A empresa afirma que o sexto sistema de condução autônoma funciona de forma confiável mesmo em condições extremas de calor, neblina, chuva e granizo, graças a “viagens regulares em estradas para cidades mais recentes”. Isso faz sentido, considerando que as cidades atualmente aprovadas para operação estão em climas relativamente claros e secos. (A CNBC relata que a Waymo testou o sistema em Detroit, Buffalo e Nova York.) Atualmente, a Waymo opera apenas em São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin. Após o lançamento em 2018, a frota da empresa atende cerca de 50.000 viagens autônomas pagas semanalmente.

A Waymo afirma que a nova geração já acumulou milhares de milhas de experiência de direção no mundo real (e “milhões a mais” em simulações). A empresa espera que esteja pronta para os consumidores mais cedo do que os modelos anteriores — cerca da metade do tempo — graças ao aprendizado do “conhecimento compartilhado” do sistema a partir de suas gerações anteriores.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Waymo’s sixth-generation autonomous fleet has fewer sensors ‘without compromising safety’


Like it? Share with your friends!

0
admin