Waymo está testando sua sexta geração de frota autônoma, a qual possui menos sensores “sem comprometer a segurança”.


0

A Waymo, empresa pertencente à Alphabet, revelou o seu sexto sistema de condução na segunda-feira, com uma configuração de sensores mais eficiente. Apesar de ter menos câmeras e sensores LiDAR em comparação com a plataforma atual, o novo sistema de condução autônoma supostamente mantém os níveis de segurança. Quando estiver pronto para passeios públicos, ele coexistirá com a linha atual de geração.

De acordo com a CNBC, o novo sistema está integrado nos veículos elétricos Geely Zeekr. A Waymo havia anunciado anteriormente que trabalharia com o fabricante chinês de veículos elétricos no final de 2021. Os veículos da nova plataforma têm um design mais quadrado em comparação com a linha atual, sendo construídos sobre os SUVs Jaguar I-PACE. A frota de sexta geração construída pela Zeekr é relatadamente mais acessível, incluindo um degrau mais baixo, teto mais alto e mais espaço para as pernas, mantendo aproximadamente a mesma área total que a linha baseada em Jaguar.

O sexto sistema Waymo Driver reduziu o número de câmeras de 29 para 13 e o de sensores LiDAR de cinco para quatro. A Alphabet afirma que eles trabalham em conjunto com campos de visão sobrepostos e redundâncias focadas na segurança, o que permite um desempenho melhor em diversas condições climáticas. A empresa alega que o campo de visão da nova plataforma se estende até 500 metros durante o dia e a noite, em “diversas” condições climáticas.

A Waymo afirma que o novo sistema é modular, permitindo “trocar vários componentes de detecção para se adequarem às condições específicas de cada ambiente operacional”, como uma limpeza mais rigorosa dos sensores para veículos em cidades mais frias. A CNBC esclareceu que o sistema de limpeza inclui limpadores que conseguem remover a maioria da sujeira e umidade.

A empresa afirma que o sexto sistema de condução autônoma funciona de forma confiável mesmo em condições extremas de calor, neblina, chuva e granizo, graças a “viagens regulares em estradas para cidades mais recentes”. Isso faz sentido, considerando que as cidades atualmente aprovadas para operação estão em climas relativamente claros e secos. (A CNBC relata que a Waymo testou o sistema em Detroit, Buffalo e Nova York.) Atualmente, a Waymo opera apenas em São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin. Após o lançamento em 2018, a frota da empresa atende cerca de 50.000 viagens autônomas pagas semanalmente.

A Waymo afirma que a nova geração já acumulou milhares de milhas de experiência de direção no mundo real (e “milhões a mais” em simulações). A empresa espera que esteja pronta para os consumidores mais cedo do que os modelos anteriores — cerca da metade do tempo — graças ao aprendizado do “conhecimento compartilhado” do sistema a partir de suas gerações anteriores.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Waymo’s sixth-generation autonomous fleet has fewer sensors ‘without compromising safety’


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format