A Warner Bros. Discovery cumpriu sua ameaça de “tomar as medidas apropriadas” contra a NBA por rejeitar sua oferta de direitos de transmissão. A Variety informou na sexta-feira que a empresa de mídia processou a liga no Supremo Tribunal do Estado de Nova York depois que a NBA recusou sua oferta de igualar o pacote de streaming da Amazon, que entrará em vigor a partir da temporada 2025-26.
O conflito decorre da crença da Warner de que seu contrato atual lhe dá o direito de igualar qualquer oferta que substitua a TNT da Warner como lar dos jogos da NBA (e do icônico Inside the NBA) no acordo iminente. Quanto à posição da liga, o The Athletic relatou que, uma vez que os acordos atuais foram assinados quando o streaming estava “no horizonte, mas não fazia parte dos acordos”, a NBA discorda da reivindicação de igualação da Warner.
O processo era esperado assim que a liga anunciou seu novo pacote de transmissão e streaming, que também inclui a Disney (ABC e ESPN) e a Comcast (NBC). A NBA teria dito à Warner que rejeitou sua oferta de igualação porque queria colocar todos os seus jogos em seu serviço de streaming, Max, além da TNT. A Amazon também teria oferecido pagar integralmente seus primeiros três anos, enquanto a Warner ofereceu uma linha de crédito de três anos. Por fim, a NBA teria acreditado que o alcance da Amazon era simplesmente maior.
“A proposta mais recente da Warner Bros. Discovery não correspondia aos termos da oferta do Amazon Prime Video e, portanto, estabelecemos um acordo de longo prazo com a Amazon”, dizia o comunicado da NBA na quarta-feira.
A menos que a Warner consiga forçar a mão da NBA, o novo acordo quase certamente significará o fim do Inside the NBA. O programa esportivo de décadas, estrelado por Ernie Johnson, Kenny Smith, Charles Barkley e Shaquille O’Neal, conquistou uma rara combinação de comédia, química e análise esportiva. O amado programa, que ganhou 19 prêmios Sports Emmy, começou em 1989 como um esforço solo de Johnson antes de solidificar seu elenco unido nos anos seguintes e (no caso de Shaq) décadas.
A Turner é parceira da NBA desde a temporada 1984-85, que coincidiu com a entrada de Barkley (e Michael Jordan) na liga após a faculdade.
Barkley criticou a NBA ao saber sobre o novo pacote de direitos, acusando-a de querer “terminar conosco desde o início” em um comunicado. Acrescentando: “Não tenho certeza se a TNT teve alguma chance”, o Hall da Fama descreveu como “um dia triste quando os donos e comissários escolhem o dinheiro em vez dos fãs”.
“É simplesmente lamentável”, escreveu Barkley antes de agradecer aos fãs da Turner pelos últimos 24 anos em que esteve no programa. O Inside the NBA retornará na próxima temporada, talvez sua última, juntamente com a programação padrão da rede de jogos da NBA, antes do novo acordo entrar em vigor na temporada 2025-26.
Redação Confraria Tech
Referências:
Warner Bros. Discovery sues the NBA in a last-ditch effort to block Amazon’s new streaming package