Os termos ainda estão sendo negociados entre ambas as partes, mas os benefícios para os funcionários da loja seriam significativos. O acordo de três anos alcançado entre a CWA e a Apple daria aos funcionários um aumento salarial de até 11,5%. Um porta-voz da Apple afirmou por e-mail que, se o contrato for ratificado, os funcionários receberiam um aumento de 4% no primeiro ano de emprego e 3% no segundo e terceiro ano cada, “com base no desempenho do funcionário”.
O acordo também ofereceria aos funcionários folgas remuneradas garantidas, benefícios de saúde e outros, permitiria que os funcionários tivessem voz na escala de horários e o estabelecimento de um local de trabalho “mais seguro e democrático” por meio de um processo de apresentação de reclamações com comitês supervisionando a segurança, saúde e relações de trabalho. Um porta-voz da Apple também observou que as opções de escala de horários “foram fornecidas a todas as outras lojas nos EUA em 2022”.
A Apple Store em Oklahoma City vinha trabalhando para formar um sindicato desde 2022, tornando-se a segunda Apple Store nos EUA a sindicalizar-se. Os funcionários aprovaram uma votação de autorização de greve em agosto, que passou por unanimidade, e iniciaram um piquete em frente à loja antes das negociações em setembro. Os trabalhadores votarão para ratificar o acordo preliminar em 22 de setembro.
O vice-presidente do CWA District 6, Derrick Osobase, chamou o acordo de realização “um dia histórico para nossos membros, que agora garantiram um contrato na empresa mais lucrativa do mundo.”
A Apple Store no Towson Town Center, em Towson, Maryland, tornou-se o primeiro local a sindicalizar-se. Os membros aprovaram o sindicato em 2022 com a International Association of Machinists and Aerospace Workers (IAM). Uma loja no Cumberland Mall, em Atlanta, Georgia, tentou formar um sindicato em 2022 com a CWA, mas os trabalhadores desistiram acusando a Apple de cometer “violações repetidas da Lei Nacional de Relações de Trabalho.”
Redação Confraria Tech
Referências:
An Apple Store in Oklahoma City is close to approving an union agreement for its workers