Começando pelo iMac, agora com o chip M4, o design permanece o mesmo, mas com algumas novas opções de cores e um desempenho significativamente melhorado. A Apple afirma que este modelo é 1,7 vezes mais rápido para tarefas do dia a dia e 2,1 vezes mais rápido para atividades mais exigentes, como jogos e edição de fotos. Além disso, a memória RAM padrão foi aumentada para 16GB, um alívio para quem estava acostumado com os limitados 8GB dos modelos mais baratos. O iMac mantém sua tela Retina 4.5K de 24 polegadas, mas agora oferece uma nova opção de vidro com textura nano para reduzir o brilho e uma câmera de 12MP com suporte para o recurso Desk View. As pré-vendas começam a partir de $1,299, com entregas a partir de 8 de novembro.
O Mac mini também recebeu uma atualização significativa. Com um design compacto de apenas cinco por cinco polegadas e dois de altura, ele está disponível nas versões M4 e M4 Pro. A Apple garante que a versão M4 é até 1,8 vezes mais rápida que o modelo M1 de quatro anos atrás, com gráficos até 2,2 vezes mais rápidos. O novo Mac mini suporta impressionantes 38 TOPS de poder de processamento de IA, superando os 18 TOPS do chip M3. Ele também abandona as portas USB legadas, agora oferecendo duas portas USB-C na frente e três portas Thunderbolt USB-C na parte de trás, além de HDMI e Ethernet. O preço inicial é de $599, enquanto o modelo M4 Pro começa em $1,399, com disponibilidade a partir de 9 de novembro.
O MacBook Pro, que é a estrela das vendas da Apple, também foi atualizado com o chip M4. Disponível nas versões M4, M4 Pro e M4 Max, a Apple afirma que o M4 Pro é até três vezes mais rápido que o M1 Pro, enquanto o M4 Max é até 3,5 vezes mais rápido que o M1 Max. O modelo M4 é 1,8 vezes mais rápido que o MacBook Pro de 13 polegadas com M1 para edição de fotos e até 3,4 vezes mais rápido para tarefas exigentes como renderização em Blender. O laptop também possui um Neural Engine para Apple Intelligence que é mais de três vezes mais poderoso que o M1. Com uma tela de alta qualidade e uma câmera de 12MP, o MacBook Pro promete uma experiência de vídeo chamada muito melhor. A duração da bateria é estimada em até 24 horas, a maior já vista em um Mac. Os preços começam em $1,599 para o modelo com chip M4, enquanto o M4 Pro inicia em $1,999 e o M4 Max a partir de $3,199.
Uma das grandes novidades é a chegada da Apple Intelligence, que traz uma série de recursos de IA diretamente para os dispositivos dos consumidores, sem necessidade de software beta. Entre as novidades estão ferramentas de escrita, transcrições de chamadas ao vivo e resumos de notificações. A Siri também recebeu melhorias, incluindo consultas digitadas e uma melhor capacidade de reconhecer interrupções. No entanto, é importante notar que a Apple Intelligence está disponível apenas em alguns dispositivos recentes, como o iPhone 15 Pro e a nova linha do iPhone 16, além de modelos com chip M-series no iPad e Macs.
Por fim, os proprietários dos AirPods Pro 2 também foram contemplados com novas ferramentas de saúde auditiva, incluindo um teste de audição validado clinicamente e a possibilidade de usar os fones como um aparelho auditivo para pessoas com perda auditiva leve a moderada.
Com essas novidades, a Apple não só reafirma sua posição no mercado de tecnologia, mas também traz inovações que prometem melhorar a experiência do usuário em diversos aspectos.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Everything Apple announced during its unofficial Mac Week