Tribunal Superior da Califórnia confirma classificação de trabalhadores de aplicativos como contratantes independentes.


0

As empresas de compartilhamento de caronas obtiveram uma vitória na Suprema Corte da Califórnia, permitindo-lhes continuar classificando os trabalhadores autônomos como contratados independentes, em vez de empregados. Uber, Lyft, DoorDash e outras empresas da economia gigante investiram cerca de US $ 200 milhões na aprovação da Proposição 22, aprovada pelos eleitores em 2020. A mais alta corte do estado rejeitou um desafio legal de um grupo de motoristas e um sindicato de trabalhadores, encerrando a busca deles por benefícios completos de empregados para os trabalhadores autônomos do estado.

A decisão da Suprema Corte da Califórnia afirma a definição do estado de motoristas e outros trabalhadores autônomos como contratados independentes. A Proposição 22, que recebeu o apoio de 59 por cento dos eleitores em 2020, dá aos trabalhadores autônomos benefícios limitados, como uma renda mínima e seguro de saúde para aqueles que trabalham pelo menos 15 horas por semana. No entanto, também permite que as empresas evitem fornecer a ampla gama de benefícios que os empregados integrais recebem.

O Sindicato Internacional de Empregados de Serviços e um grupo de motoristas processaram para contestar a lei depois que ela entrou em vigor no início de 2021. Seu processo teve um impulso inicial dos tribunais inferiores: Um juiz da Corte Superior do Condado de Alameda determinou naquele ano que a Proposição 22 era “inconstitucional e inaplicável”, como relatou o LA Times. O juiz do tribunal inferior determinou que a lei diminuiu o poder da Legislatura do estado de regular a compensação por lesões para os trabalhadores.

No entanto, em 2023, um tribunal de apelações do estado decidiu o oposto, que a Proposição 22 não interferia na autoridade da Legislatura. A decisão de quinta-feira mantém essa decisão, encerrando a longa saga e deixando os trabalhadores autônomos do estado com menos benefícios do que teriam de outra forma. A Proposição 22 permaneceu em vigor durante os desafios legais, então nada mudará em como eles são tratados.

Uber, Lyft, DoorDash e outras empresas da economia gigante lutaram com unhas e dentes para aprovar e manter a lei. Quatro anos atrás, investiram mais de US $ 200 milhões em campanhas para isso. Eles até ameaçaram retirar seus negócios do estado se fossem obrigados a classificar os motoristas como empregados.

O LA Times relata que a decisão pode influenciar as leis de outros estados. A Uber fez lobby por legislação semelhante em outras partes dos EUA. Uma lei no estado de Washington é muito semelhante, e as empresas recentemente chegaram a um acordo com o procurador-geral de Massachusetts para fornecer benefícios semelhantes (mínimos) aos trabalhadores autônomos nesse estado.

A Uber apresentou a decisão como uma vitória para a defesa da vontade do povo (bem, exceto pelos trabalhadores autônomos que queriam mais benefícios e proteções). A empresa descreveu a decisão da Suprema Corte como “afirmando a vontade dos quase 10 milhões de californianos que votaram para oferecer benefícios e proteções históricos aos motoristas, ao mesmo tempo que protegem sua independência.”

Referências:
California Supreme Court upholds classification of gig workers as independent contractors


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format