
No entanto, um recente recall de três pigmentos de tatuagem do mesmo fabricante ilustra bem as preocupações da FDA. As tintas à base de água, todas da Sierra Stain, tinham uma variedade bizarra de bactérias, encontradas em níveis elevados, de acordo com testes da FDA.
Um produto de tinta – descrito como “Carolina Blue” – ofereceu um verdadeiro zoológico microbiano, com seis espécies estranhas identificadas. Incluíam uma bactéria que geralmente habita no sistema gastrointestinal e pode inflamar a mucosa do intestino (Citrobacter braakii), uma bactéria transmitida pela água (Cupriavidus pauculus) e várias que causam infecções oportunistas (Citrobacter farmer, Achromobacter xylosoxidans, Ochrobactrum anthropi e Pseudomonas fluorescens). São bactérias que normalmente não atacam seres humanos, mas o farão se as condições estiverem certas, incluindo quando se encontram dentro de um ser humano com sistema imunológico comprometido.
Essas descobertas destacam a importância de garantir a segurança e a qualidade das tintas de tatuagem, bem como a necessidade de regulamentação e fiscalização rigorosas para proteger a saúde e o bem-estar dos entusiastas de tatuagens em todo o mundo.
Redação Confraria Tech
Referências:
Tattoo ink sold on Amazon has high levels of weird and rare bacteria