O acidente ocorreu às 3h13 em 19 de agosto na rodovia I80 a leste de Sacramento. O caminhão saiu da estrada ao contornar uma curva, atingiu um delimitador de tráfego e eventualmente colidiu com uma árvore. O motorista saiu ileso, mas foi levado ao hospital como precaução.
A bateria grande de 900 kWh do Tesla Semi pegou fogo e atingiu uma temperatura de 1.000 graus Fahrenheit, emitindo fumaça tóxica. Continuou a queimar até o final da tarde, enquanto os bombeiros a borrifavam com água para resfriá-la (a Tesla enviou um especialista técnico para avaliar os riscos de alta voltagem e a segurança contra incêndios). Somente às 19h20 (mais de 16 horas após o acidente) a rodovia foi reaberta.
Toda essa situação chamou a atenção da NTSB, que enviou uma equipe de investigadores, principalmente para examinar os riscos de incêndio apresentados por grandes pacotes de baterias de íon de lítio. A agência, que só pode fazer recomendações de segurança e não tem autoridade de cumprimento, afirmou que “todos os aspectos do acidente estão sob investigação enquanto a NTSB determina a causa provável”.
Dado o longo tempo de fechamento da estrada, o incêndio perigosamente intenso e a fumaça tóxica, o acidente provavelmente provocará muita discussão dentro e fora do governo. Em 2021, a NTSB concluiu que os incêndios de baterias representam um risco para os socorristas e que as diretrizes dos fabricantes em torno desses incêndios eram inadequadas.
Redação Confraria Tech
Referências:
Tesla Semi fire required 50,000 gallons of water to extinguish