terceira geração do tablet da reMarkable tem um ecrã a cores


0

O reMarkable 2 foi anunciado em março de 2020, em um momento mais famoso por outros motivos nos dias de hoje. Mais de quatro anos depois, a empresa está pronta para mostrar sua mais recente lousa de escrita livre de distrações. Esse longo período de gestação valeu a pena, com o novo modelo trazendo um chassi mais agradável, componentes internos mais rápidos, uma tela maior e, crucialmente, uma tela colorida. Dê as boas-vindas ao reMarkable Paper Pro.

Para quem não conhece, o reMarkable é o padrão para dispositivos que se encontram entre a alta e a baixa tecnologia. É uma lousa de e-paper com uma caneta (ou teclado) para leitura, escrita ou edição de seus próprios documentos, ou para fazer anotações em PDFs. O foco é oferecer um espaço mais tranquilo para realizar um Trabalho Sério, livre das distrações que um “computador adequado” ou tablet poderiam trazer. A empresa sempre afirmou que seus dispositivos oferecem a sensação de estar trabalhando no papel, sem a necessidade real de utilizá-lo.

O Paper Pro é um pouco mais alto e um quarto de polegada mais largo que seu antecessor, mas conseguiu incluir muito mais recursos. O rM2 tinha uma tela monocromática de 10,3 polegadas, enquanto a do Paper Pro se estendeu para 11,8 polegadas. O Diretor de Design da reMarkable, Mats Solberg, explicou que sua equipe trabalhou para reduzir o tamanho das bordas e do queixo para acomodar a tela maior.

Enquanto o modelo anterior seguia uma noção rígida da linguagem de design pós-iPad, o novo Paper Pro adota um visual e sensação mais austeros. A borda é mais nítida, mas ainda confortável de segurar, e Solberg enfatizou as ranhuras gravadas nas laterais, evocando a ideia de estar segurando um feixe de papel e proporcionando uma aderência necessária para um dispositivo tão fino.

Há mudanças significativas no interior, com um novo processador quad-core Cortex A53 de 1,8 GHz, 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Em comparação, o rM2 tinha um chip dual-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e apenas 8 GB de armazenamento. Assim que você liga o Paper Pro, já pode perceber os benefícios do novo hardware, com tempos de resposta muito mais rápidos, incluindo animações durante o processo de configuração.

Mas o grande destaque aqui é a tela, que utiliza uma versão modificada da tecnologia Gallery 3 da E Ink, chamada “Canvas Color”. Isso significa que a tela contém uma série de partículas de tinta dentro de cada pixel – branco, ciano, magenta e amarelo – como na maioria das impressoras comuns. A reMarkable afirma que a tela é semelhante a um jornal, o que é uma comparação adequada, com cores claras, porém sutis.

A tecnologia também pode misturar as cores, combinando cada partícula de tinta para produzir até 20.000 outras cores, e as cores também podem ser sobrepostas. Isso significa que você pode destacar seções de texto da mesma forma que usaria um marcador em papel, e quanto mais camadas você desenhar, mais escura será a cor. Claro, a vantagem de usar um dispositivo digital é que você pode destacar quantas vezes quiser sem que nada fique encharcado.

Como de costume, a reMarkable aproveitou um limite e o transformou em um benefício, oferecendo cores com uma dose pesada de contenção. E você realmente não precisa queimar suas retinas se estiver tentando organizar seus pensamentos antes de uma grande reunião. Embora, tendo sido mimado por tantas telas bem feitas ultimamente, eu gostaria que as cores se destacassem um pouco mais do que realmente fazem.

O Paper Pro é o primeiro reMarkable com iluminação frontal, finalmente permitindo que você trabalhe em ambientes escuros. Solberg explicou que a iluminação frontal foi um dos desafios mais difíceis de construir sem prejudicar a distância entre a ponta da caneta e a própria tela. Ele disse que a equipe estava determinada a manter a separação entre a caneta e a tela em menos de um milímetro, e teve sucesso.

As duas últimas lousas tinham telas ativas, mas canetas passivas, enquanto o Paper Pro recebe uma caneta ativa semelhante à Apple Pencil. Ela carregará magneticamente conectada ao lado da borda, e os novos componentes ajudam a melhorar a precisão e a latência. Solberg disse que o rM2 tinha uma latência de entrada de 22ms, e ele tinha como meta 15ms para este modelo. Ele se orgulhou em dizer que a equipe superou essa meta, com a latência do Paper Pro reduzida para apenas 12ms.

E ainda, apesar de todas as mudanças principais, é a responsividade adicional que é o recurso realmente cativante. O rM2 não era lento, mas a entrada mais rápida realmente ajuda a vender a ideia de que você está esboçando ideias no papel. Você sempre pode creditar a empresa por se preocupar com os detalhes, como o fato de poder adicionar um destaque ou anotação manuscrita ao texto digitado que seguirá o texto enquanto você o edita.

A empresa está lançando um novo Type Folio para acompanhar o Paper Pro, que, assim como seu antecessor, é maior e possui teclas retroiluminadas. Devo admitir que fui um dos poucos críticos que amou o modelo anterior e sentiu que ele fez as escolhas certas para manter seu tamanho pequeno. O novo modelo consegue aproveitar o espaço extra para oferecer melhor espaçamento e um descanso para a palma da mão. É fundamentalmente o mesmo teclado de antes, e achei bastante fácil de trabalhar por longos períodos.

Também estou impressionado com o compromisso da reMarkable em tornar o Paper Pro mais fácil de reparar e reformar do que os modelos anteriores. Solberg explicou que o Paper Pro é muito mais modular internamente, com componentes facilmente substituíveis. Ele descartou reparos feitos pelo usuário final, mas disse que o único adesivo usado no chassi são duas tiras de cola substituíveis para manter a bateria no lugar. Os reparos provavelmente precisarão ser feitos na sede da reMarkable ou em um distribuidor parceiro, mas o fato de ter sido projetado visando reparos a longo prazo é louvável.

O reMarkable Paper Pro está disponível para encomenda hoje no site da reMarkable e na Best Buy, com preço de $579 com o Marker padrão e $629 para o Marker Plus. Se você quiser adicionar uma capa, o que eu recomendo, custará entre $89 e $179, dependendo do material escolhido. E se quiser adicionar o Type Folio, terá que desembolsar mais $229. O reMarkable 2 continuará disponível como opção mais econômica (sem surpresa, já que é um equipamento realmente bom) e agora estará disponível com o Marker padrão por $379.

Claro, você e sua carteira terão que decidir se essa é a quantia que podem se dar ao luxo de gastar, especialmente nestes tempos difíceis. Com um produto como este, as escolhas e limites intencionais significam que ele sempre será comparado desfavoravelmente com um iPad de preço semelhante. O truque é descobrir se você será mais produtivo com menos bagunça mental e física em seu ambiente de computação, e seguir em frente a partir daí. Descobri que, quando tenho muito trabalho a fazer e preciso me concentrar, é uma maneira melhor de elaborar os primeiros rascunhos do que outros dispositivos que poderia mencionar.

Redação Confraria Tech

Referências:
reMarkable’s third-generation tablet gets a color display


Like it? Share with your friends!

0
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format