Junto com essa novidade, foi implementada uma moderação. O Telegram começou a utilizar inteligência artificial, além de uma equipe de moderação humana, para remover conteúdos “problemáticos” dos resultados de busca, afirmou Durov. Ele também pediu aos usuários que denunciem conteúdos inseguros e ilegais à equipe para que possam ser removidos.
O impacto dessas mudanças na popularidade do Telegram entre aqueles envolvidos em atividades ilícitas (ou na capacidade das autoridades de processá-los) ainda é desconhecido. Embora os endereços IP e números de telefone possam ser úteis para rastrear as atividades dos usuários em outros lugares, os usuários do Telegram podem optar por várias camadas de recursos de anonimato, como mensagens que desaparecem, criptografia de ponta a ponta ou a capacidade de usar o serviço sem um cartão SIM. A seção de perguntas frequentes do serviço continua a afirmar que “Até hoje, não divulgamos nenhum byte de mensagens de usuários a terceiros, incluindo governos.”
Em agosto, Durov foi preso na França por crimes cometidos no Telegram e ordenado a permanecer lá. Ele nega essas acusações.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Telegram will now provide IP addresses and phone numbers in response to legal requests