O senador Ted Cruz, do Texas, não escondeu sua indignação e, em um comunicado à imprensa, alertou sobre as “grandes mudanças à vista” no que ele descreveu como um “desastre bilionário” relacionado ao programa de Equidade, Acesso e Implantação de Banda Larga (BEAD), criado pelo Congresso em novembro de 2021. Cruz, que em breve assumirá a presidência do Comitê de Comércio do Senado, critica a forma como a Administração Nacional de Telecomunicações e Informação (NTIA) tem conduzido a implementação desse programa.
Recentemente, a NTIA anunciou que aprovou os planos de financiamento apresentados por todos os 50 estados, pelo Distrito de Columbia e por cinco territórios dos EUA. Esses locais estão prestes a receber dinheiro federal para repassá-lo aos provedores de banda larga, permitindo a expansão das redes. O Texas, por sua vez, foi o último estado a receber a aprovação, um passo que a NTIA considera um “marco importante” na missão de conectar todos os americanos a serviços de internet de alta velocidade, acessíveis e confiáveis.
Essas mudanças propostas pelos republicanos podem ter um impacto significativo na forma como a internet é disponibilizada para a população, especialmente para aqueles que dependem de opções de baixo custo. À medida que o debate sobre a melhor forma de implementar a banda larga continua, é essencial acompanhar as decisões que moldarão o futuro da conectividade nos Estados Unidos.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Ted Cruz wants to overhaul $42B broadband program, nix low-cost requirement