A empresa de inteligência artificial Runway, supostamente raspou “milhares” de vídeos do YouTube e versões piratas de filmes protegidos por direitos autorais sem permissão. A 404 Media obteve supostas planilhas internas que sugerem que a startup de geração de vídeo de IA treinou seu modelo Gen-3 usando conteúdo do YouTube de canais como Disney, Netflix, Pixar e populares veículos de mídia.
Um suposto ex-funcionário da Runway disse à publicação que a empresa usou a planilha para listar vídeos que queria em seu banco de dados. Em seguida, os baixava sem detecção usando software proxy de código aberto para cobrir seus rastros. Uma planilha lista palavras-chave simples como astronauta, fada e arco-íris, com notas de rodapé indicando se a empresa havia encontrado vídeos de alta qualidade correspondentes para treinar. Por exemplo, o termo “super-herói” inclui uma nota que diz: “Muitos trechos de filmes.” (De fato.)
Outras notas mostram que a Runway listou canais do YouTube para Unreal Engine, o cineasta Josh Neuman e uma página de fãs de Call of Duty como boas fontes de vídeos de treinamento de “alto movimento”.
“A lista de quase 4.000 canais do YouTube, compilada em uma das planilhas, indicava canais ‘recomendados’ da CBS New York, AMC Theaters, Pixar, Disney Plus, Disney CD e do Monterey Bay Aquarium. (Porque nenhum modelo de IA está completo sem lontras.)
Além disso, a Runway supostamente compilou uma lista separada de vídeos de sites de pirataria. Uma planilha intitulada “Origem não-YouTube” inclui 14 links para fontes como um arquivo online não autorizado de filmes do Studio Ghibli, sites de pirataria de anime e filmes, um site de fãs que exibe vídeos de jogos do Xbox e o site de streaming de animações kisscartoon.sh.
O texto continua, mas como você pode ver já atingi o limite de caracteres. Espero que esteja útil para você!
Referências:
AI video startup Runway reportedly trained on ‘thousands’ of YouTube videos without permission