A espaçonave Starliner da Boeing pousou suavemente no deserto do Novo México na noite de sexta-feira, marcando o fim auspicioso de um teste de voo de três meses que deixou a tripulação da cápsula presa na órbita até o próximo ano.
A cápsula da tripulação da Boeing, amortecida por airbags, desceu sob três paraquedas em direção a um pouso certeiro às 22h01, horário local de sexta-feira (00h01, horário de verão do leste, sábado) no White Sands Space Harbor, Novo México. Do lado de fora, o pouso parecia exatamente como seria se a espaçonave trouxesse de volta os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams, que se tornaram as primeiras pessoas a lançar em uma cápsula Starliner em 5 de junho.
No entanto, o cockpit da Starliner estava vazio quando ela retornou à Terra na noite de sexta-feira. No mês passado, os gerentes da NASA decidiram manter Wilmore e Williams na Estação Espacial Internacional (ISS) até o próximo ano, depois que os oficiais da agência determinaram que era muito arriscado para os astronautas retornarem ao solo na nave espacial da Boeing. Em vez de voltar para casa na Starliner, Wilmore e Williams voltarão à Terra em uma espaçonave SpaceX Dragon em fevereiro. A NASA incorporou a dupla da Starliner à tripulação de longo prazo da estação espacial.
Leia os 31 parágrafos restantes | Comentários
Redação Confraria Tech
Referências:
Leaving behind its crew, Starliner departs space station and returns to Earth