Servidor WHOIS desonesto confere poderes sobre-humanos a pesquisador que ninguém deveria ter.


0

Recentemente, o CEO e fundador da empresa de segurança watchTowr, Benjamin Harris, fez uma descoberta surpreendente. Ao registrar o domínio dotmobilregistry.net, ele adquiriu a capacidade de gerar certificados HTTPS falsos, rastrear atividades de e-mail e executar código em milhares de servidores, tudo isso por apenas $20 e alguns minutos de trabalho.

Harris percebeu que o domínio em questão havia expirado e decidiu comprá-lo durante a conferência de segurança Black Hat em Las Vegas. Para sua surpresa, seu servidor recebeu consultas de mais de 76.000 endereços IP únicos em poucas horas, e ao longo de cinco dias, aproximadamente 2,5 milhões de consultas de cerca de 135.000 sistemas diferentes.

Essas consultas vinham de grandes nomes da internet, como registradores de domínios, provedores de ferramentas de segurança online, governos dos EUA e de outros países, universidades e autoridades de certificação, responsáveis por emitir os certificados TLS confiáveis pelos navegadores, que garantem o funcionamento do HTTPS.

Essa descoberta levanta questões sobre a confiabilidade e segurança dos sistemas online, destacando a importância de manter um controle rigoroso sobre os domínios e servidores utilizados. É um lembrete de como a confiança em sistemas desatualizados ou negligenciados pode levar a sérias vulnerabilidades.

Redação Confraria Tech

Referências:
Rogue WHOIS server gives researcher superpowers no one should ever have


Like it? Share with your friends!

0
admin