Madden sucede Arvind, um professor de longa data do MIT e prolífico cientista da computação, que faleceu em junho.
“A liderança de pesquisa de Sam e seu compromisso com a excelência, juntamente com sua abordagem ponderada e de apoio, o tornam naturalmente adequado para ajudar a liderar o departamento no futuro. Em vista do falecimento de Arvind, estamos particularmente gratos que Sam concordou em assumir esse papel em tão pouco tempo”, diz Daniel Huttenlocher, decano do MIT Schwarzman College of Computing e professor Henry Ellis Warren de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.
“As contribuições excepcionais de pesquisa de Sam em sistemas de gerenciamento de banco de dados, juntamente com sua profunda compreensão tanto da academia quanto da indústria, o tornam uma excelente escolha para chefe do departamento de ciência da computação. O departamento de EECS e a Escola de Engenharia em geral se beneficiarão muito de sua expertise e paixão”, acrescenta Anantha Chandrakasan, diretor de inovação e estratégia, decano de engenharia e professor Vannevar Bush de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação.
Madden junta-se à liderança da EECS, que se reporta conjuntamente ao MIT Schwarzman College of Computing e à Escola de Engenharia. O maior departamento acadêmico do MIT, o EECS foi reorganizado em 2019 como parte da formação do college em três subunidades sobrepostas em engenharia elétrica (EE), ciência da computação (CS) e inteligência artificial e tomada de decisão (AI+D). A reestruturação permitiu que cada uma das três subunidades se concentrasse em recrutamento de professores, orientação, promoção, programas acadêmicos e construção de comunidade em coordenação com as outras.
“Estou encantado que Sam concordou em assumir esse importante papel de liderança. Sua combinação única de excelência acadêmica e foco prospectivo será inestimável para nós”, diz Asu Ozdaglar, Professora MathWorks e chefe do EECS, que também atua como vice-decana do MIT Schwarzman College of Computing. “Estou confiante de que ele oferecerá uma liderança excepcional em seu novo papel e fortalecerá ainda mais o EECS para nossos alunos e a comunidade do MIT.”
Membro do corpo docente do MIT desde 2004, Madden é professor no EECS e pesquisador principal no Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial. Ele foi reconhecido como o Professor Distinto de Computação do College of Computing em 2020 por ser um membro excepcional do corpo docente, líder e inovador.
O interesse de pesquisa de Madden está em sistemas de banco de dados, com foco em análise de banco de dados e processamento de consultas, que vão desde nuvens até sensores e arquiteturas modernas de servidores de alto desempenho. Ele co-direciona a iniciativa do Laboratório de Sistemas de Dados para IA e o Grupo de Sistemas de Dados, investigando questões relacionadas a sistemas e algoritmos para dados, concentrando-se na aplicação de novas metodologias para processamento de dados, incluindo a aplicação de métodos de aprendizado de máquina para sistemas de dados e engenharia de sistemas de dados para aplicar aprendizado de máquina em escala.
Ele foi nomeado um dos “Top 35 Under 35” da MIT Technology Review em 2005 e um membro da ACM em 2020. Ele é o destinatário de vários prêmios, incluindo um prêmio NSF CAREER, uma bolsa da Sloan Foundation, o Prêmio de Inovações Edgar F. Codd da ACM SIGMOD e prêmios “test of time” da VLDB, SIGMOD, SIGMOBILE e SenSys. Ele também é co-fundador e cientista-chefe da Cambridge Mobile Telematics, que desenvolve tecnologia para tornar as estradas mais seguras e os motoristas melhores.
Redação Confraria Tech
Referências:
Sam Madden named faculty head of computer science in EECS