Uma das principais mudanças é a criação de um novo tipo de conta parental. Com isso, os responsáveis poderão monitorar as atividades online de seus filhos, incluindo quem são os amigos deles dentro do jogo. Além disso, a plataforma agora exigirá que os pais autorizem o acesso a determinadas funcionalidades para usuários com menos de 13 anos. Para crianças de 9 anos ou menos, a permissão dos pais será necessária até mesmo para acessar modos de jogo que contenham violência moderada ou humor mais grosseiro.
Essas medidas são uma resposta a uma série de incidentes que levantaram bandeiras vermelhas sobre a segurança infantil no Roblox. Em 2022, a plataforma enfrentou um processo judicial que alegava a exploração de um menor. Além disso, a Sony hesitou em permitir que o jogo fosse hospedado em seu hardware devido a preocupações sobre a exposição de crianças a conteúdos sexualmente inadequados. Este ano, o jogo foi até banido na Turquia por motivos semelhantes.
Recentemente, a Hindenburg Research divulgou um relatório que expôs comportamentos predatórios e atividades financeiras enganosas dentro da Roblox, embora essa fonte tenha sua própria reputação questionável. Uma investigação da Bloomberg Businessweek revelou que, desde 2018, pelo menos duas dúzias de pessoas foram presas nos Estados Unidos por abusar ou sequestrar crianças que conheceram na plataforma.
Com essas novas políticas, Roblox parece estar tomando medidas proativas para proteger seus usuários mais jovens, reconhecendo a importância de um ambiente seguro para todos. As mudanças estão programadas para entrar em vigor no próximo mês, e muitos pais esperam que essas ações ajudem a criar uma experiência de jogo mais segura e controlada para seus filhos.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Roblox to launch new child safety protocols next month