Revisão do Nintendo Alarmo: Encantador, mas frustrante


0

Alarmo é um lançamento que promete encantar os fãs da Nintendo com seu design divertido e peculiar. Ele se apresenta como um relógio despertador que, além de ser uma peça de decoração, traz a nostalgia dos jogos mais amados da empresa. Com um sensor de movimento e um preço de US$ 100, Alarmo é feito para surpreender e alegrar os amantes do mundo Nintendo. No entanto, há algumas falhas que fazem pensar se os engenheiros da empresa realmente conhecem os gadgets modernos dos últimos anos.

Um dos principais desafios do Alarmo é a maneira de inserir sua senha de Wi-Fi. Para baixar novos temas e sons, você precisa girar um botão grande no topo do dispositivo até encontrar o caractere correto, e então pressioná-lo. Isso pode parecer uma pequena inconveniência, mas para quem tem senhas complexas com letras maiúsculas, números e símbolos, essa tarefa pode se tornar um verdadeiro desafio. Apesar de ter conseguido inserir minha senha, levei pelo menos três minutos para isso, e, ao invés de relaxar, fiquei pensando em jogar Alarmo pela janela.

Por outro lado, Alarmo tem seus encantos. Ao ser usado para embalar o sono, ele toca sons de jogos como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, criando uma atmosfera mágica. Mesmo acordando com as travessuras dos Koroks, que emitem seus sons característicos, a maneira como o dispositivo te recebe pela manhã é cheia de charme, fazendo até mesmo as minhas gatas dorminhocas esquecerem a soneca.

O que exatamente é Alarmo? Oficialmente chamado de “Nintendo Sound Clock: Alarmo”, ele não é uma necessidade na vida de ninguém, mas sua atração é inegável para os fãs da Nintendo. Seu design redondo e brilhante, com um grande botão de controle que brilha, é quase como um personagem de Mario Odyssey. A tela de 2,8 polegadas é pequena e quadrada, diferente do que as campanhas publicitárias podem sugerir, mas o som é potente o suficiente para encher um quarto grande com melodias nostálgicas. A operação é simples: você gira e pressiona o botão ou utiliza o botão de voltar para navegar nas telas. Além disso, você pode verificar notificações, como atualizações sobre seu ciclo de sono.

Eu confesso que sou um pouco tendencioso, pois cresci jogando Nintendo. Portanto, Alarmo parece ter sido feito para mim. Não me importo que ele não se encaixe perfeitamente na estética do meu quarto. No entanto, para aqueles que compartilham o espaço com alguém menos aficionado, pode ser um desafio convencê-los a aceitar esse relógio alegre.

Embora Alarmo tenha sido projetado principalmente como um despertador com temas da Nintendo — incluindo sons de Mario Odyssey, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Splatoon 3 e Pikmin 4 — ele também pode adicionar um pouco do encanto da Nintendo ao longo do dia. O dispositivo emite toques horários e pode tocar também “Sons Relaxantes” relacionados ao tema escolhido. Para Breath of the Wild, isso inclui sons de uma fogueira e trechos encantadores da trilha sonora do jogo. Embora eu possa estar enganado, parece que até o som que antecede uma Blood Moon pode ser ouvido, o que pode ser um pouco assustador para quem vai dormir.

Mas a pergunta que não quer calar é: Alarmo realmente funciona? Como despertador, posso afirmar que ele cumpre bem seu papel. Consegui acordar todos os dias da semana sem ser abruptamente despertado, como acontece com meu smartphone. Acordar com os Koroks e Mario foi uma experiência agradável. Os sons vão aumentando a intensidade à medida que você se recusa a sair da cama, e até mesmo Bowser pode aparecer para te motivar. Para quem prefere uma abordagem mais suave, existe o “Modo Gentil”, que mantém o som em níveis mais baixos.

Apesar de algumas funcionalidades de monitoramento de sono oferecidas, como estatísticas básicas, elas não são muito úteis. Minhas três gatas, que dormem comigo, provavelmente influenciam as medições do sensor de movimento, tornando os dados imprecisos. O ideal seria que essas informações fossem transferíveis para um aplicativo, mas isso não acontece. Seria útil uma integração com o Pokémon Sleep, mas, infelizmente, isso não está presente.

Outro ponto a ser considerado é que a tecnologia de detecção de movimento do Alarmo só funciona para uma pessoa. Se você dorme ao lado de um parceiro ou filhos inquietos, a Nintendo recomenda mudar para o “Modo Botão”, onde você precisa tocar o botão superior para desligar o alarme. Felizmente, trocar os modos é fácil e, mesmo se você esquecer o sensor ligado, não é o fim do mundo. O dispositivo ainda terá uma reação barulhenta, mas pode ser silenciado instantaneamente.

Na hora de configurar o Alarmo, a experiência é relativamente simples. A caixa contém apenas o dispositivo, um cabo USB Tipo A para USB-C e um pequeno manual. No entanto, falta um adaptador de energia USB, que se tornou quase um padrão com os smartphones. Imaginem a frustração de um pai tentando configurar o relógio para o filho e se deparando com a falta de um adaptador. Isso não é uma surpresa encantadora, é simplesmente irritante.

O processo de configuração é direto. Assim que você o liga, o Alarmo ensina como usar o botão e o dial, além de instruir sobre o sensor de movimento. Para garantir sua eficácia, é necessário posicionar o dispositivo corretamente em relação à cama, mantendo uma visão clara do espaço onde você dorme.

Uma vez que a configuração básica foi concluída, é necessário deitar e permitir que Alarmo detecte seus movimentos. Embora tenha funcionado bem para mim, houve uma leve demora ao me movimentar na direção solicitada. No final, a conexão com a internet não é necessária na configuração inicial, mas se torna necessária para atualizar temas.

A Nintendo parece desejar uma experiência de configuração simples, mas isso resulta em frustrações desnecessárias. Além disso, seria interessante ter uma maior variedade de temas disponíveis. Afinal, não parece que muitos fãs da Nintendo estejam ansiosos para reviver os sons de Ring Fit Adventure. E cadê Kirby? E Mario Kart? Seria ótimo ver mais franquias icônicas da Nintendo incluídas.

Vale a pena investir em Alarmo? Eu já estou acostumado com alarmes tecnológicos e meu criado-mudo já está abarrotado de gadgets, incluindo um Amazon Echo Dot, uma luz de despertar Phillips SmartSleep e um monitor de vídeo da Hatch Baby. Embora eu tenha gostado da magia da Nintendo em meu quarto, não senti vontade de substituir nenhum dos dispositivos que já possuo.

Mas para a minha filha Sophia, a situação é diferente. Nós jogamos juntos a maioria dos jogos da franquia Zelda e ela está animada para usar o Alarmo para acordar sozinha. Como fã dos Koroks, tenho certeza de que o tema de Zelda será seu favorito. Por enquanto, Alarmo é um lembrete de que a Nintendo pode ir além de consoles e jogos. A empresa ainda tem espaço para inovações excêntricas, embora Alarmo apresente um preço elevado e algumas imperfeições.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Nintendo Alarmo review: Charming, yet frustrating


Like it? Share with your friends!

0
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format