Revisão do Google TV Streamer: Uma ótima adição para sua TV, com um toque de habilidades para casa inteligente e (não essenciais) IA.


0

O que antes chamávamos de Google Chromecast, e depois de Chromecast com Google TV, agora é conhecido como Google TV Streamer. Embora não possamos entender completamente o motivo por trás da mudança de nome, essa nova denominação parece fazer sentido em 2024. Antigamente, transmitir conteúdo de outros dispositivos era uma das principais razões para a existência de dongles de TV. Hoje em dia, os dispositivos de streaming são, em sua maioria, o cérebro necessário para assistir a conteúdos de plataformas como Netflix, Disney+ e outras, tornando a função de espelhamento um aspecto secundário. Portanto, um nome que se concentra na interface do Google TV em vez de no espelhamento parece adequado.

Este é o primeiro verdadeiro set-top box da Google, juntando-se a dispositivos como Roku Ultra, Apple TV 4K e Amazon Fire TV Cube. O Google TV Streamer está disponível apenas na configuração 4K e, uma vez que o estoque dos antigos Chromecasts se esgote, será o único streamer da Google. Isso simplifica a linha de produtos em comparação com a extensa gama de dispositivos da Amazon, mas significa que você terá que pagar o “prêmio 4K” mesmo se sua TV for apenas HD.

Apesar disso, o streamer é um dispositivo completo e competente, com uma interface que se destaca na integração de diversas experiências de streaming. Adicione a isso recursos como integração com a casa inteligente e algumas funcionalidades interessantes de IA, e o preço de $100 se justifica.

### Hardware

Agora que o dispositivo da Google fica ao lado da sua TV e não mais escondido atrás dela, a aparência se torna importante. Felizmente, o formato suave e oblonga não é intrusivo, embora a cor marrom escuro ajude a se misturar ao ambiente melhor do que a unidade branca que utilizei para a análise. Na parte traseira, há espaço para o cabo de alimentação USB-C fornecido, além de uma porta HDMI e uma entrada Ethernet (vale lembrar que nenhum dos cabos vem na caixa). O uso de Ethernet é opcional, mas sem o cabo de vídeo, o dispositivo é inútil, então é preciso considerar isso ao contabilizar custos.

Internamente, o aparelho conta com um processador que a Google afirma ser “22% mais rápido” que a geração anterior, além de 32GB de armazenamento (um aumento significativo em relação aos 8GB do Chromecast) e 4GB de memória. Ele suporta vídeo em 4K/60fps com HDR, HDR10, HDR10+ e Dolby Vision. Os formatos de áudio incluem Dolby Digital e Dolby Atmos, além de áudio espacial se você estiver usando os Pixel Buds Pro. Um ponto a se considerar é que ele só suporta Wi-Fi 5, o que parece uma limitação — uma atualização para o padrão Wi-Fi 6E seria mais adequada para o futuro.

O controle remoto é semelhante ao da geração anterior, mas com duas melhorias significativas: os controles de volume são mais fáceis de alcançar agora que estão na frente, e há um botão programável que você pode usar para abrir um aplicativo ou, de forma mais interessante, acessar o painel de controle da casa inteligente.

Uma das minhas funcionalidades favoritas do controle remoto não está no próprio controle, mas sim no botão de busca localizado na parte de trás do streamer. Ele toca sua unidade de controle remoto de forma bem audível. Você também pode fazer isso pelo aplicativo Google Home no seu telefone ou tablet. Apesar de viver em um apartamento pequeno, eu utilizei essa função de busca mais de dez vezes durante meus testes.

O controle remoto ainda não possui um botão dedicado para reproduzir ou pausar, dependendo do botão central do D-pad para essa função. Quando testei o Chromecast com Google TV, isso levou a algumas frustrações, mas desta vez, a Google parece ter resolvido essa questão, pois não tive problemas. O controle é pequeno e robusto, mas sua superfície lisa pode fazer com que ele escorregue facilmente das mãos ao digitar uma busca mais longa. No entanto, o botão de voz é a melhor opção; o reconhecimento de voz nunca interpretou mal o que eu disse.

### Configuração e experiência de streaming

Entre as plataformas de casa inteligente que testei, a da Google é, de longe, a mais fácil de usar. A maior parte da configuração do streamer acontece através do aplicativo Google Home, e se você já o utiliza, todo o processo é tranquilo — a parte mais difícil é clicar nas várias permissões e termos legais. Configurar os controles de potência e áudio funcionou na primeira tentativa, algo que nem sempre aconteceu com outros dispositivos que testei. Também gostei de ser incentivado a criar um perfil infantil logo no início, para não precisar lembrar de fazer isso depois.

Antes de te levar à página inicial, a Google pergunta sobre todos os serviços de streaming aos quais você está inscrito ou, no caso de aplicativos gratuitos, os que você mais gosta de assistir. Desde a primeira vez que você usa o streamer, sua página inicial é populada não apenas com esses aplicativos, mas também com recomendações de filmes e programas de TV.

A navegação será familiar para muitos, já que a interface do Google TV vem padrão em uma ampla gama de TVs. Contudo, dependendo do modelo de sua smart TV, a experiência pode ser muito mais rápida com o Google TV Streamer. Atualmente, estou utilizando uma TV Hisense 4K muito barata com Google TV integrado, e a velocidade foi notavelmente melhorada ao usar o dispositivo externo. Os aplicativos carregaram rapidamente e, mesmo com a minha tendência de saltar entre programas, aplicativos, conteúdo ao vivo e configurações, o streamer acompanhou com um atraso quase imperceptível. O Apple TV 4K ainda é mais rápido, mas isso não é surpresa; a performance do Google TV Streamer é mais que satisfatória.

Se você não está familiarizado, posso dizer que, entre todas as interfaces de smart TVs que experimentei, o Google TV faz o melhor trabalho ao integrar conteúdo de diferentes aplicativos em um único hub útil e intuitivo. E, independentemente de outros problemas monopolistas que a empresa possa ter, suas recomendações são mais justas do que, por exemplo, as do Apple, Amazon ou Roku, que tendem a favorecer seu próprio conteúdo.

A página “Para Você” mantém o controle do que você está assistindo em diferentes aplicativos, facilitando o retorno a programas. Além disso, faz um bom trabalho ao recomendar coisas novas com base nos seus hábitos de visualização. Também adoro o recurso “Lista de Assistir” (que você pode encontrar na aba Biblioteca); quando alguém no trabalho recomenda o trailer de um novo programa, você pode adicioná-lo à sua lista diretamente do navegador, desde que esteja logado com sua conta Google.

Embora eu desejasse que a tela inicial fosse personalizável, o algoritmo é habilidoso em manter as coisas interessantes. Além disso, a busca por títulos é bastante precisa. Quando disse “Reproduzir Abbott Elementary”, o aplicativo Hulu foi aberto e o próximo episódio começou a tocar. Para títulos mais comuns, costumo adicionar o nome da plataforma, como “Reproduzir Beef na Netflix” ou “Reproduzir o show Poker Face no Peacock”.

Você também pode pedir ao assistente que mostre programas e filmes com base em um tema, como especiais de comédia, animação para adultos ou séries de crime, apenas começando seu pedido com “Encontre-me…”. Os resultados podem variar, mas são puxados de maneira bastante equitativa de seus aplicativos preferidos, podendo ser útil se você não souber o que assistir, mas tiver uma ideia do que está buscando.

### Controle da casa inteligente

Embora a Google enfrente concorrência da Apple TV, Roku e Fire TV, que também integram controles de casa inteligente, ela conseguiu tornar esse elemento simples e útil. O painel que desliza a partir do ícone de configurações se parece muito com o que você veria em um Google Nest Hub. De lá, é fácil controlar luzes inteligentes ou termostatos e visualizar feeds ao vivo de suas câmeras conectadas. Se você programar o botão estrela para abrir seu painel de casa inteligente, poderá realizar essas funções enquanto assiste a um programa: a reprodução pausa, o painel desliza e, em seguida, seu conteúdo retoma após você terminar de ajustar as luzes ou verificar a campainha.

Para controlar essas funções com a sua voz, é preciso pressionar o botão do Assistente. Algumas TVs com Google TV integrado permitem acesso ao Assistente com “Ok Google”, mas não aqui. Isso se deve ao fato de que o único microfone está no controle remoto, que não possui potência de bateria para suportar um modo sempre ativo. Mas você pode usar o botão do Assistente para fazer seu pedido de casa inteligente de qualquer tela, incluindo quando a TV está desligada.

O streamer pode fazer algumas coisas extras, como mostrar a previsão do tempo, mas tem limitações em alguns pedidos básicos de assistente inteligente, como configurar um temporizador. E, apesar das vastas capacidades de busca da Google, não parece ser capaz de responder a perguntas simples. Quando perguntei: “Qual a distância da lua?”, como sugerido em um dos vídeos promocionais da empresa, ele exibiu uma série de vídeos do YouTube sobre o tema em vez de uma resposta direta. Isso é esperado, uma vez que se trata de um dispositivo de streaming, mas como a Google o apresenta como um tipo de hub doméstico, eu gostaria que ele fosse um pouco mais capaz, como um Nest Mini ou um Amazon Echo.

### Recursos adicionais de IA

Em 2024, não podemos esperar menos do que algumas novidades relacionadas à IA, e para o streamer, isso se manifesta em resumos de IA, sinopses de enredos e agregações de críticas na página de um determinado filme ou série. Os textos gerados são bons — provavelmente não melhores do que um humano poderia fazer, mas também não significativamente piores. Outra aplicação de IA aparece no protetor de tela; quando seu dispositivo está ocioso, ele pode exibir algumas obras de arte que vão desde murais de rua, pinturas clássicas, fotografias e imagens aéreas da Terra, ou ainda, uma seleção do seu Google Fotos. Se preferir, pode mostrar imagens geradas por IA.

O streamer pode criar essas imagens personalizadas com base nos seus comandos, e os resultados variaram. Pedi por bicicletas no espaço e recebi uma imagem típica das criações de IA, com duas bicicletas enferrujadas fundidas em uma monstruosidade de três rodas diante de um céu estrelado exageradamente brilhante. Acabei optando pela opção de arte não gerada por IA para preencher minha tela. Mesmo as fadas criadas por IA acampando na lua logo perderam a graça. Isso é até compreensível, dado o custo de carbono de cada nova imagem.

Ao lançar o TV Streamer, a Google também anunciou o Google Freeplay, uma seleção de cerca de 150 canais de streaming ao vivo gratuitos, semelhante ao que é oferecido pelo Samsung TV Plus e Roku Channel. Se você adicionar outros serviços de streaming de TV ao vivo, como Pluto TV ou Sling, eles também aparecerão na aba ao vivo onde o Freeplay está — mais uma forma de a Google TV integrar conteúdo de diferentes fontes.

### Conclusão

Por $100, o Google TV Streamer não é o dispositivo de streaming mais caro. O Amazon Fire TV Cube custa $140, mas também é um alto-falante. A Apple oferece um set-top box sem Ethernet por $129, que vem com o dobro da capacidade de armazenamento e um chip iPhone 14 que o torna extremamente rápido. O set-top box premium da Roku também custa $100, mas oferece suporte a Wi-Fi 6 e um controle remoto retroiluminado mais sofisticado. O Chromecast da geração anterior já suportava vídeo 4K e formatos semelhantes — e custava metade do preço.

Sim, a RAM e o armazenamento extras são ótimos, mas há algumas características — como suporte para Wi-Fi 6E, capacidades verdadeiras de assistente e velocidades de processamento mais rápidas — que a Google poderia ter adicionado para tornar o preço de $100 inquestionável. Comparado à concorrência, e considerando que seu antecessor custava metade disso, parece que o streamer deveria custar em torno de $80. Mas não vou discutir vinte dólares. O Google TV Streamer é responsivo e rápido, oferecendo a melhor interface de streaming disponível, com recursos de casa inteligente que são úteis e bem integrados. Qualquer um que busque um streamer confiável ficará satisfeito em adicionar este dispositivo ao lado de sua TV.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Google TV Streamer review: A great side piece for your TV, with a dash of smart home chops and (inessential) AI


Like it? Share with your friends!

0
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format