Relatório: Google ofereceu vender o AdX para encerrar processo antitruste da UE.


0

Em uma tentativa de acalmar preocupações de monopólio na UE, o Google supostamente ofereceu vender seu mercado de publicidade AdX. Fontes disseram à Reuters que os editores europeus rejeitaram a oferta do Google, argumentando que a empresa teria que se desfazer de mais ativos para desmantelar os conflitos de interesse em suas operações de publicidade online. Advogados familiarizados com os casos de antitruste disseram que esta foi a primeira vez que o Google ofereceu vender um ativo em resposta a esse tipo de ação judicial.

Apesar dessa suposta oferta de venda, o Google está publicamente firme em relação ao seu negócio de tecnologia publicitária. “Como já dissemos antes, o caso da Comissão Europeia sobre nossos produtos de publicidade de terceiros se baseia em interpretações equivocadas do setor de ad-tech, que é ferozmente competitivo e em constante evolução. Permanecemos comprometidos com este negócio”, disse um representante do Google à publicação. Entramos em contato com o Google e atualizaremos esta história se recebermos algum comentário adicional da empresa.

O controle do Google sobre anúncios online tem levantado preocupações em todo o mundo. Reguladores questionaram se a atividade da empresa em várias etapas da cadeia de suprimentos de tecnologia publicitária permite favorecer seus próprios negócios, criando uma vantagem injusta que poderia prejudicar a concorrência e aumentar os preços da publicidade.

A Comissão Europeia iniciou essa pressão contra o braço de publicidade da empresa em junho passado. A autoridade de concorrência do Reino Unido também levantou o alerta sobre um possível monopólio de anúncios do Google no início deste mês. O Google também está sendo processado pelo Departamento de Justiça sobre o mesmo tema nos EUA.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Report: Google offered to sell AdX to end EU antitrust suit


Like it? Share with your friends!

0
admin