
De acordo com as diretrizes da ADA de 2012, adultos que não apresentam um risco elevado de cáries dentárias, como muitos de nós, precisam apenas de radiografias interproximais (as famosas “bitewings”) a cada dois ou três anos. E para aqueles que têm um risco maior de cáries, o intervalo pode ser de até 18 meses entre as radiografias. As orientações também enfatizam que os raios-X não devem ser realizados de forma preventiva, apenas para detectar problemas antes de uma avaliação clínica. Em outras palavras, os dentistas devem primeiro examinar seus dentes antes de decidir pela necessidade de qualquer imagem radiográfica.
É sempre bom estar atento às recomendações dos profissionais de saúde, mas também é fundamental conhecer as diretrizes e evidências que as sustentam. Assim, você pode ter uma conversa mais informada com seu dentista e garantir que os cuidados com a sua saúde bucal sejam realmente adequados às suas necessidades.
A informação é uma ferramenta poderosa e, no caso da saúde dental, isso significa que você pode fazer escolhas mais conscientes sobre os procedimentos que realiza. Portanto, da próxima vez que seu dentista sugerir uma radiografia anual, você pode lembrar que, segundo as diretrizes da ADA, esse não é um requisito necessário para todos.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Routine dental X-rays are not backed by evidence—experts want it to stop