Com o preço em queda da energia fotovoltaica, a construção de usinas solares disparou nos Estados Unidos. No ano passado, a Agência de Informação de Energia dos EUA esperava que mais da metade da nova capacidade de geração seria solar, com grande parte entrando em operação no final do ano por questões fiscais. Ontem, a EIA divulgou os números de geração de eletricidade dos primeiros cinco meses de 2024, e esse boom na construção parece ter se feito sentir: a geração de energia solar aumentou 25% em comparação com apenas um ano antes.
A EIA divide a produção solar de acordo com o tamanho da usina. As grandes instalações em escala de rede têm sua produção rastreada, fornecendo números concretos à EIA. Para instalações menores, como painéis solares em telhados de edifícios residenciais e comerciais, a agência precisa estimar a quantidade produzida, uma vez que o equipamento muitas vezes fica atrás do medidor, aparecendo apenas por meio do consumo menor do que o esperado.
Em termos de produção em escala de utilidade, os primeiros cinco meses de 2024 viram um aumento de 29% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A energia solar em pequena escala aumentou “apenas” 18%, com o número combinado subindo 25,3%.
Redação Confraria Tech
Referências:
US solar production soars by 25 percent in just one year