Tentar equilibrar elementos de tantas propriedades parece uma tarefa impossível. Mas depois de ter a chance de jogar uma versão inicial antes da Gamescom, o mundo e a apresentação de King of Meat podem ser o melhor que o jogo tem a oferecer. O jogo é centrado no Komstruck Koliseum, que é uma arena semelhante a um Battle Royale e também serve como palco para um programa de TV no mundo do jogo. Seu trabalho é lutar através de várias fases enquanto ajuda seus amigos e mantém o público entretido.
Amazon/Glowmade
Aqui é onde a inspiração da WWE entra em cena, porque o público não está lá apenas para a ambientação, é um mecanismo de jogo real. Pegar gemas e derrotar inimigos aumenta seu multiplicador, permitindo que você ganhe mais pontos e alcance classificações mais altas (como bronze, prata e ouro). Quanto melhor você se sai e mais recompensas você completa (como matar um certo número de inimigos específicos), mais moeda você recebe, que então pode ser gasta em novas armas, trajes e ataques especiais chamados Glory Moves. Há até mesmo um locutor no jogo para manter o entusiasmo.
Estilisticamente, King of Meat parece uma mistura entre Fortnite e Castle Crashers (outra inspiração para o título), mas com um toque mais extravagante e sinistro. As skins de armas incluem espadas semelhantes a tentáculos de Cthulhu ou fac-símiles pixelizados, enquanto os Glory Moves variam de bobos a chocantes, como invocar um casco gigante do céu ou dar à luz um arroto maciço para afastar os inimigos. E por trás dessa fachada exagerada e impulsionada por energéticos, há um pouco de maldade espreitando nos cantos, insinuando que as megacorporações fictícias como KOMSTRUCT podem não ser o que parecem.
Amazon/Glowmade
Quanto à jogabilidade em si, é um jogo de plataforma de hack and slash bastante típico. Você tem ataques corpo a corpo básicos usando armas como espadas e martelos, um movimento de carga mais pesado, especiais e uma útil arma de longo alcance (usei uma besta, mas há muito mais para escolher). Você também tem um pulo duplo e, embora haja algum combo leve entre os movimentos, pelo que vi o jogo não permite fazer coisas mais complexas como malabarismos no ar. Infelizmente, esta é uma das minhas preocupações com o jogo, porque embora eu só tenha tido a chance de jogar algumas fases iniciais, parece que o combate e o ritmo do jogo não correspondem à sua apresentação exagerada e design visual.
Ao jogar cooperativamente com quatro pessoas, houve várias vezes em que tive que ficar parado esperando mais inimigos aparecerem. Pular entre plataformas também não pareceu tão preciso ou responsivo em comparação com muitos outros jogos de plataforma 3D. E mesmo no calor da batalha, não tive a sensação de que alternar entre ataques era muito mais eficaz do que simplesmente apertar botões. Também encontrei alguns bugs em que fiquei preso em uma parede ou um inimigo desapareceu, o que impediu nosso grupo de avançar para a próxima seção. Dito isso, esta estava longe de ser uma versão final, então espero que a Glowmade consiga polir as coisas antes do lançamento.
Amazon/Glowmade
Infelizmente, não tive a chance de experimentar a construção de masmorras, o que foi uma pena, já que isso deveria ser um grande atrativo do jogo. Fora da caixa, haverá várias fases pré-fabricadas e uma campanha de história. Mas, semelhante a títulos como Super Mario Maker, a Glowmade conta com os usuários para criar ainda mais fases, com alguns dos principais desenvolvedores dizendo “Queremos recompensar os jogadores por serem interessantes.” A Glowmade diz que as masmorras de primeira parte são construídas usando as mesmas ferramentas às quais os jogadores terão acesso. Isso me lembra a comunidade de Trackmania, onde mesmo que você não seja o melhor piloto, ainda pode fazer grandes contribuições criando cursos divertidos, ou neste caso, masmorras. O jogo cruzado e a construção de masmorras também serão suportados, então você terá muitas opções para jogar cooperativamente.
Amazon/Glowmade
Ainda não decidi completamente o que acho de King of Meat. Tem uma premissa interessante e durante minha sessão de prévia, houve momentos em que parecia estar entregando o espetáculo enquanto também satisfazia a vontade de destruir e esmagar que costumamos buscar em jogos de plataforma de hack and slash. Mas ao mesmo tempo, eu não estava totalmente envolvido, possivelmente por não poder experimentar a construção de masmorras por conta própria ou por não ter um arsenal maior de armas e ataques para brincar. Dito isso, como os fundadores da Glowmade trabalharam anteriormente em estúdios como Lionhead e Media Molecule e em franquias como Fable e Little Big Planet, parece que eles têm a experiência necessária para trazer King of Meat para o centro das atenções.
King of Meat estará disponível no PC, PS5, Xbox X/S e no Nintendo Switch, embora a Amazon e a Glowmade ainda não tenham definido uma data de lançamento oficial.
Redação Confraria Tech
Referências:
King of Meat preview: A monstrous mash-up of a co-op platformer