Pesquisadores avistam os maiores jatos de buracos negros já descobertos


0

Os buracos negros supermassivos que se encontram no centro das galáxias não são apenas decorativos. A intensa radiação que emitem ao se alimentarem ajuda a afastar o gás e poeira que, de outra forma, formariam estrelas, fornecendo um feedback que limita o crescimento da galáxia. Mas sua influência pode se estender além da galáxia em que habitam. Muitos buracos negros produzem jatos e, no caso das versões supermassivas, esses jatos podem ejetar material para fora da galáxia.

Agora, os pesquisadores estão obtendo uma imagem mais clara de até onde fora da galáxia sua influência pode alcançar. Um novo estudo descreve os maiores jatos já observados, estendendo-se por uma distância total de 23 milhões de anos-luz (sete megaparsecs). A essas distâncias, os jatos poderiam facilmente enviar material para outras galáxias e através da teia cósmica de matéria escura que estrutura o Universo.

Jatos extremos

Os jatos são formados no ambiente complexo próximo a um buraco negro. O intenso aquecimento do material que cai ioniza e o aquece, criando campos eletromagnéticos que atuam como um acelerador de partículas natural. Isso cria jatos de partículas que viajam a uma fração substancial da velocidade da luz. Esses jatos acabarão colidindo com material próximo, criando ondas de choque que aquecem e aceleram esse material também. Com o tempo, isso leva a fluxos coordenados em larga escala de material, sendo a escala do jato proporcional a uma combinação do tamanho do buraco negro e da quantidade de material em que está se alimentando.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Researchers spot largest black hole jets ever discovered


Like it? Share with your friends!

0
admin