A empresa fez esse anúncio em sua carta aos acionistas do quarto trimestre de 2024. A taxa bastante exorbitante se aplicará a qualquer máquina comprada diretamente de um proprietário anterior, ou seja, qualquer coisa adquirida via Craigslist, Facebook Marketplace ou até mesmo um vizinho da rua. Sem pagar os $95 para a igreja da Peloton, a máquina não terá acesso a nenhuma das aulas ou recursos pelos quais a empresa se tornou conhecida.
A empresa afirma que essa taxa de ativação é apenas para garantir que os novos membros “recebam a mesma experiência de integração de alta qualidade pela qual a Peloton é conhecida”. No entanto, em uma recente chamada de ganhos, um representante da empresa foi mais transparente, chamando a taxa de “fonte de receita incremental e lucro bruto”, de acordo com o The Verge.
Os usuários que pagarem essa taxa terão direito a um “ajuste virtual personalizado”, no caso da Peloton Bike e Bike Plus. Eles também receberão um resumo do hardware que ilustrará exatamente quanto a máquina foi usada pelo proprietário original, caso o vendedor tente aquela história de “só usei uma vez”. A Peloton também diz que esses compradores de segunda mão terão descontos em acessórios como sapatos, tapetes e peças sobressalentes. Então, nem tudo é ruim.
Além disso, a taxa de $95 não se aplica àqueles que compram máquinas recondicionadas diretamente da empresa ou de qualquer um de seus parceiros de distribuição terceirizados. Apenas aqueles que vendem ou compram por meio dos canais tradicionais de equipamentos usados terão que pagar a taxa.
Comprar uma máquina Peloton usada era uma das grandes alegrias de ser consumidor. A Bike padrão, por exemplo, é vendida nova por quase $1.500, mas você pode comprar uma usada online por $300 a $500. Agora, esse preço sobe para $400 a $600. A Peloton também exige uma taxa de associação mensal para acessar o conteúdo, que é cerca de $44.
Esta não é a única medida que a Peloton tomou recentemente que poderia ser vista, através de uma lente cínica, como um esforço para tirar dinheiro dos consumidores. A empresa aumentou os preços da assinatura para aqueles que usam o aplicativo da empresa com máquinas de terceiros. Ainda há um nível gratuito, mas não oferece acesso a nenhuma aula ao vivo.
No entanto, a recente chamada de ganhos ofereceu um pouco de boas notícias para os fãs da Peloton (acabei de inventar isso). As ações subiram 15% neste trimestre e as perdas foram reduzidas para $30 milhões, em comparação com $241 milhões no ano anterior.
Redação Confraria Tech
Referências:
Peloton to ruin the secondhand market by charging a $95 ‘used equipment activation fee’