Melhores robôs aspiradores econômicos em 2024
Vale a pena investir em robôs aspiradores?
Ao testar diversos robôs aspiradores, frequentemente me perguntam se esses aparelhos valem a pena, e minha resposta é sim. A maior vantagem que oferecem é a conveniência: basta ligar o robô aspirador e deixá-lo fazer o trabalho. Se passar o aspirador é uma das suas tarefas menos favoritas, ou se deseja passar menos tempo mantendo sua casa arrumada, um aspirador robótico semi-autônomo é um ótimo investimento. Muitos modelos, mesmo os mais caros, vêm com recursos como bases de autoesvaziamento para reduzir ainda mais a manutenção.
Há muitas outras vantagens, mas antes de nos aprofundarmos, vamos considerar as principais trocas: menos potência, menor capacidade e menos flexibilidade. Os dois primeiros estão interligados; os robôs aspiradores são muito menores que os aspiradores verticais, o que resulta em uma sucção menos potente. Além disso, eles armazenam menos sujeira, pois seus compartimentos embutidos são uma fração do tamanho de um recipiente ou saco de aspirador convencional. Felizmente, alguns modelos incluem recursos como um sistema de autoesvaziamento, que ajuda com a capacidade de sujeira, especialmente em casas com pelos de animais.
Quando se trata de flexibilidade, os robôs aspiradores funcionam de maneira diferente dos aspiradores convencionais. Você pode controlar alguns com seu smartphone, programar horários de limpeza e muito mais, mas os robôs aspiradores são principalmente destinados à limpeza de pisos. Por outro lado, seus equivalentes verticais podem vir com vários acessórios que permitem limpar sofás, escadas, luminárias e outros lugares de difícil acesso.
O que procurar em um robô aspirador econômico
Ao procurar o melhor robô aspirador barato, uma das primeiras coisas a considerar são os tipos de pisos que você tem em casa. Você tem principalmente carpete, azulejo, laminado, madeira? Carpetes exigem aspiradores com mais potência de sucção que possam pegar detritos empurrados para cantos e frestas. Infelizmente, não há uma métrica universal pela qual a sucção é medida. Algumas empresas fornecem níveis de Pascal (Pa) e, geralmente, quanto maior o Pa, mais forte. Mas outras empresas não se baseiam em níveis de Pa e simplesmente dizem que seus robôs têm X vezes mais potência de sucção do que outros robôs aspiradores.
Como garantir que está obtendo o melhor robô aspirador barato para limpar seu tipo de piso? Leia a descrição do produto. Procure detalhes sobre sua capacidade de limpar pisos duros e carpetes, e veja se possui um modo “máximo” que você pode usar para aumentar a sucção. Se for fornecida uma medição em Pa, procure cerca de 2000Pa se tiver principalmente carpetes. Preste atenção também ao mecanismo do rolo da escova, especialmente se estiver lidando com pelos de animais ou outros detritos teimosos.
O tamanho também é importante por dois motivos: altura e armazenamento de sujeira. Verifique as especificações da altura do robô para ver se ele consegue passar por baixo dos móveis que você tem em casa. A maioria dos robôs aspiradores não conseguirá limpar embaixo de um sofá (a menos que seja um sofá muito alto e estranho), mas alguns conseguem passar por mesas de entrada, criados-mudos e coisas do tipo. Quanto ao armazenamento de sujeira, observe a capacidade em mililitros do recipiente de poeira do robô – quanto maior a capacidade, mais sujeira o aspirador pode coletar antes que você precise esvaziá-lo.
Você também deve verificar as capacidades de Wi-Fi do robô aspirador que está de olho. Embora possa pensar que isso é padrão em todos os dispositivos domésticos inteligentes, não é. Alguns dos modelos mais acessíveis não têm a opção de se conectar à sua rede Wi-Fi doméstica. Se escolher um robô aspirador assim, não poderá controlá-lo com um aplicativo de smartphone ou com comandos de voz. Outro recurso normalmente reservado para robôs conectados ao Wi-Fi é a programação, pois a maioria deles usa um aplicativo móvel para definir horários de limpeza.
Mas os aspiradores sem Wi-Fi geralmente vêm com controles remotos que possuem todas as funções básicas dos aplicativos móveis companheiros, incluindo iniciar, parar e retornar à base. E se estiver preocupado com a possibilidade de hacking, um robô aspirador sem acesso à sua rede Wi-Fi é a melhor opção.
A detecção de obstáculos e os sensores de precipício são outras características importantes a serem observadas. A primeira ajuda o robô aspirador a navegar ao redor dos móveis enquanto limpa, em vez de simplesmente empurrá-los. Muitos também oferecem zonas proibidas, permitindo bloquear áreas que você não deseja que o robô entre. Enquanto isso, os sensores de precipício impedem que os robôs aspiradores caiam escadas abaixo, tornando-os ideais para casas de vários níveis.
Como testamos
Ao considerar quais robôs aspiradores testar, analisamos as especificações de cada máquina e sua lista de recursos, bem como avaliações online para ter uma ideia geral de suas capacidades. Com cada robô aspirador que avaliamos, o configuramos conforme as instruções e o utilizamos pelo maior tempo possível – no mínimo, usamos cada um por uma semana, executando ciclos de limpeza diariamente. Certificamo-nos de testar quaisquer botões físicos que a máquina tenha e quaisquer recursos acionados por aplicativo, como programação, mapeamento do robô e muito mais.
Como testamos os robôs aspiradores em nossas próprias casas, já existem obstáculos no caminho da máquina, como mesas, cadeiras e outros móveis – isso nos ajuda a entender quão capaz a máquina é de evitar obstáculos, e intencionalmente colocamos pequenos objetos em seu caminho, como sapatos, brinquedos de animais de estimação e outros. Com os robôs aspiradores que incluem bases de autoesvaziamento, avaliamos o quão alto é o ruído da máquina ao esvaziar o conteúdo na base e aproximadamente quanto tempo leva para encher o saco (ou base sem saco) com detritos.
Dicas de manutenção do robô aspirador
Primeiramente, sempre esvazie o recipiente de poeira do seu robô aspirador após cada limpeza, ou use uma base de autoesvaziamento se o modelo suportar. Basta desconectar e esvaziar o recipiente de poeira assim que o robô terminar a limpeza, e depois reconectá-lo para que esteja pronto para a próxima vez. Também é uma boa ideia passar um pano seco no interior do recipiente de poeira de vez em quando para remover quaisquer pequenas partículas de poeira e sujeira aderidas às suas paredes.
Além disso, é importante examinar regularmente as escovas da máquina para ver se há cabelos humanos ou de animais enrolados nelas, ou se há detritos grandes impedindo seu funcionamento adequado. Algumas escovas são melhores do que outras para não ficarem emaranhadas com cabelos, mas é uma boa ideia verificar as escovas do seu robô independentemente – tanto a escova principal quanto quaisquer escovas menores de canto que ele tenha. Essas peças são frequentemente fáceis de remover da máquina (pois eventualmente precisam ser substituídas), então recomendamos remover cada escova completamente, se livrar de qualquer cabelo emaranhado ou outro detrito nelas e reinstalá-las depois.
Os robôs aspiradores também possuem filtros que precisam ser substituídos a cada dois meses. Consulte o manual do usuário da sua máquina ou o site do fabricante para ver com que frequência eles recomendam a troca dos filtros. Na maioria das vezes, esses filtros não podem ser lavados, então você precisará comprar novos diretamente do fabricante ou de outros varejistas como Amazon ou Walmart.
Referências:
The best robot vacuums on a budget for 2024