Na maioria dos golpes relatados com BTMs, os criminosos se passaram por entidades governamentais, empresas e representantes de suporte técnico. Quase metade dos casos relatados começou com uma ligação telefônica, embora algumas vítimas tenham sido enganadas por falsos avisos de segurança em anúncios online, pop-ups e e-mails de golpistas fingindo ser da Microsoft ou Apple.
Alguns golpistas fingem ser agentes governamentais ou funcionários de empresas de serviços públicos, por exemplo, e dizem às pessoas que precisam pagar suas contas por meio de um BTM próximo. Outros fingem ser agentes federais ou bancários e assustam as potenciais vítimas, fazendo-as acreditar que suas contas estão sendo alvo de hackers, e, portanto, precisam transferir seu dinheiro para uma “conta segura”. Esses são apenas alguns exemplos de como os criminosos conseguem enganar suas vítimas.
De acordo com o alerta da comissão, os golpistas costumam direcionar suas vítimas para locais específicos de BTM, mostrando que preferem alguns operadores em relação a outros. Essas preferências mudaram ao longo do tempo, provavelmente devido às medidas de prevenção contra fraudes que as empresas de criptomoedas introduzem em seus sistemas. Independentemente do operador escolhido pelo golpista, eles enviam códigos QR para suas vítimas, já que os BTMs normalmente exigem que os depositantes escaneiem um código vinculado à conta do destinatário. Esses códigos QR, é claro, enviam o dinheiro diretamente para as carteiras dos golpistas.
Como você pode imaginar, a maioria das vítimas de golpes com BTMs são pessoas mais velhas. A FTC afirma que US$ 46 milhões das perdas totais envolvendo BTMs no primeiro semestre de 2024 — ou seja, 71% do valor total — vieram de pessoas com mais de 60 anos. Se excluirmos os BTMs da equação, a maioria das perdas devido a fraudes com criptomoedas foi relatada por pessoas entre 18 e 59 anos que caíram em golpes de oportunidades de investimento falsas.
Se você tem uma pessoa mais velha em sua vida, é melhor alertá-la sobre possíveis golpes com BTMs antes que sejam alvo, pois recuperar o dinheiro perdido com esses esquemas provavelmente seria impossível. Além disso, pode ser hora de todos os operadores de BTM, bem como os supermercados, lojas de conveniência e outros locais onde as máquinas estão instaladas, colocarem avisos ao lado dos BTMs sobre esses golpes.
Redação Confraria Tech
Referências:
Bitcoin ATM scams have cost Americans over $10 million per month this year