Um morador avistou um dos novos drones emitindo um aviso de inundação na quarta-feira para os bairros de Nova York em inglês e espanhol, mas as palavras em espanhol que saíram dos drones foram “incompreensíveis”, de acordo com o morador que compartilhou um vídeo.
Como falante de espanhol, posso afirmar com confiança que isso é incompreensível. A cidade não conseguiu encontrar uma única pessoa que falasse espanhol para entregar esse alerta? https://t.co/uI9ERCuDmV
— Josefa Velásquez (@J__Velasquez) 6 de agosto de 2024
Os drones não tiveram problemas em emitir um aviso meteorológico em inglês ao informar sobre uma forte chuva que estava chegando, em um tom claro e distinguível. A mensagem em espanhol, no entanto, soou como um robô falando o idioma pela primeira vez.
Zach Iscol, o comissário do departamento de gestão de emergências de Nova York, reconheceu o erro em uma resposta.
“Estou muito orgulhoso do trabalho que nossa equipe fez para se preparar para esta tempestade, mas isso não deveria ter acontecido e vamos garantir que não aconteça novamente”, escreveu Iscol em uma resposta.
O New York Times publicou uma matéria na terça-feira sobre o novo sistema de alerta de emergência por drones. A cidade enviou os drones para as comunidades por volta das 13h para informar os residentes sobre a forte chuva que se aproximava. Iscol disse ao jornal que o prefeito de Nova York, Eric Adams, teve a ideia de usar drones como uma nova parte de seu sistema de alerta. Adams instituiu iniciativas semelhantes e voltadas para a tecnologia durante seu mandato, como um robô de segurança que patrulhava a estação de metrô da Times Square e o polêmico “Spot Robot”, também conhecido como “Digidog”, para ser usado pelo Departamento de Polícia de Nova York em situações perigosas, como impasses com reféns.
Redação Confraria Tech
Referências:
New York’s flood warning drones screamed at residents in ‘incomprehensible’ Spanish