Segundo a Intel, o Core Ultra 200V será “o processador x86 mais eficiente já feito”, com até 50% a menos de consumo de energia no pacote. Além de trazer memória diretamente no chip, a Intel também dobrou o cache e o número de núcleos (alcançando 4MB e 4 núcleos) para sua “Ilha de Baixo Consumo”, que lida com trabalhos menos exigentes. O desempenho por watt também mais que dobrou em desempenho geral e jogos, graças à nova GPU integrada Xe2. (Um exemplo: a Intel afirma que o Core Ultra 200V usa 35% menos energia do que a geração anterior, enquanto também obtém 32% mais desempenho.)
Está claro que a Intel está mirando diretamente na Qualcomm, cujos chips Snapdragon baseados em Arm tradicionalmente têm sido mais eficientes em termos de energia do que os processadores x86. A Intel até afirma ter uma vantagem em vida útil da bateria. Em um teste realizado no mesmo modelo de laptop, o Core Ultra 7 268V durou 20,1 horas no benchmark de Produtividade de Escritório UL Procyon, em comparação com 18,4 horas com um chip Qualcomm X Elite. O sistema Snapdragon ainda manteve a liderança em um teste 3×3 do Microsoft Teams, durando 12,7 horas em comparação com as 10,7 horas do Intel 268V.
Praticamente em todos os aspectos, o Core Ultra 200V é uma reformulação do design tradicional de processadores x86 da Intel. Por exemplo, a empresa desistiu de sua tecnologia Hyperthreading, que virtualmente permitia que um único núcleo de CPU suportasse múltiplas tarefas. Em vez disso, a Intel está otimizando os novos chips para desempenho de thread único. A empresa afirma que os P-cores (desempenho) do Core Ultra 200V são 14% mais rápidos do que a geração anterior, e seus E-cores (eficiência) são impressionantes 68% mais rápidos.
Ao contrário dos chips Snapdragon da Qualcomm, os processadores Core Ultra 200V da Intel também podem executar software x86 legado sem problemas. Não há lentidão de emulação ou incompatibilidade com Arm com que se preocupar. Enquanto fiquei impressionado com os chips Snapdragon X Elite nos sistemas Surface Pro e XPS 13 Copilot+, os problemas de desempenho do Windows em Arm ainda persistem, como a incapacidade de jogar jogos com proteção anti-cheat forte como o Fortnite. Se você está preocupado em executar software ou jogos mais antigos, faz sentido ficar com um chip x86 pelos próximos anos.
Enquanto a série Core Ultra 200V atinge o ápice com processadores de 8 núcleos e 8 threads, a Intel diz que é até três vezes mais rápida do que seus chips anteriores em termos de desempenho por thread. E se isso não for suficientemente vantajoso, a Intel também afirma que sua nova GPU Xe2 é 32% mais rápida do que antes, 68% mais rápida do que o chip X Elite de 12 núcleos da Qualcomm e 16% melhor do que o HX 370 da AMD. O Xe2 também adiciona mais 67 TOPS de desempenho de computação de IA, além dos 48 TOPS da NPU.
Quando se trata de IA, a Intel afirma que a NPU do Core Ultra 9 288V é 79% mais rápida na redução de ruído no Adobe Lightroom em comparação com seu chip anterior. O Snapdragon X Elite 78-100, por outro lado, foi 66% mais lento que o último chip da Intel. Como sempre, precisaremos fazer nossos próprios testes para confirmar as cifras da empresa, mas claramente não está sendo modesta sobre suas possíveis vantagens de desempenho.
A família Intel Core Ultra 200V atinge o ápice com o Ultra 9 288V, que apresenta oito núcleos (4P + 4E) com velocidades máximas de Turbo de 5,1GHz nos P cores. Esse modelo também vem equipado com a GPU Arc 140V Xe2 de 8 núcleos mais poderosa e 32GB de RAM. Enquanto todos os chips 200V apresentam 8 núcleos, a GPU, NPU e RAM respectivas diminuem em toda a linha. O Core Ultra 226V de nível mais baixo, por exemplo, possui uma GPU Arc de 7 núcleos, NPU de 40 TOPS e 16GB de RAM.
Assim como os chips da série M da Apple, a memória integrada do Core Ultra 200V significa que você não poderá atualizar sua memória posteriormente. Isso é uma pena, já que finalmente a memória LPCAMM2 facilmente atualizável está chegando aos notebooks. Pelo menos a Intel não está forçando ninguém a viver permanentemente com 8GB de RAM, no entanto.
Os sistemas Intel Core Ultra 200V estarão disponíveis em 24 de setembro, fabricados por grandes fabricantes como Dell, ASUS e Acer.
Referências:
Intel’s Core Ultra 200V chips aim for AI PC dominance