A história por trás dessa indicação é fascinante. Os Beatles, que se separaram formalmente há 50 anos, foram indicados a dois Grammys — incluindo a categoria de melhor gravação do ano. Tudo começou com uma demo que John Lennon gravou na década de 1970, que foi entregue a Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison para inclusão na “The Beatles Anthology”, lançada em 1995. Enquanto outras faixas, como “Free as a Bird” e “Real Love”, conseguiram ver a luz do dia, a tecnologia da época não era avançada o suficiente para isolar os vocais e o piano de Lennon sem comprometer a qualidade da gravação.
No entanto, no ano passado, McCartney e Starr decidiram utilizar a tecnologia moderna de aprendizado de máquina para recuperar os vocais de Lennon e criar uma nova faixa. “Now and Then”, lançada em novembro de 2023, conta com McCartney no baixo, Starr na bateria, os vocais de Lennon e uma guitarra no estilo de Harrison (uma gravação de 1995 dele compõe parte da guitarra de fundo). É possível assistir a um documentário sobre o processo de criação da música.
Não é surpresa que essa canção seja considerada a última dos Beatles. Agora, resta-nos aguardar até a cerimônia de premiação em fevereiro para ver se a inteligência artificial ajudará a banda a conquistar mais um Grammy.
Redação Confraria Tech.
Referências:
The Beatles are nominated for two Grammys thanks to AI