Inicialmente criada como organização sem fins lucrativos em 2015, a OpenAI dependia de doações para se manter. No entanto, percebeu-se que as doações não seriam suficientes para acompanhar o custo da potência computacional e do talento necessários para impulsionar suas pesquisas. Como solução, a organização sem fins lucrativos criou uma subsidiária com fins lucrativos. No modelo atual, a entidade sem fins lucrativos controla a subsidiária com fins lucrativos, que por sua vez controla uma empresa holding que recebe investimentos de empresas como a Microsoft.
Sob essa estrutura, há um limite de lucro que pode ser distribuído aos investidores, incluindo a Microsoft. Qualquer lucro além desse limite é destinado à divisão sem fins lucrativos. Segundo relatórios, a receita da empresa cresceu significativamente, em grande parte devido à versão por assinatura do ChatGPT.
A estrutura complexa da OpenAI permitiu que o conselho sem fins lucrativos destituísse Altman em 2023, alegando falta de confiança em sua liderança. No entanto, cinco dias depois, o conselho foi dissolvido, Altman foi reintegrado como CEO.
A Redação Confraria Tech
Referências:
OpenAI is reportedly moving away from its complicated non-profit structure next year