OpenAI planeja mudança tectônica de sem fins lucrativos para com fins lucrativos, concedendo a Altman participação acionária.


0

Na última quarta-feira, a Reuters reportou que a OpenAI está trabalhando em um plano para reestruturar seu negócio principal em uma corporação de benefício com fins lucrativos, afastando-se do controle de seu conselho sem fins lucrativos. Essa mudança marca uma alteração significativa para a empresa de inteligência artificial por trás do ChatGPT, potencialmente tornando-a mais atrativa para investidores e levantando questões sobre seu compromisso em compartilhar os benefícios da IA avançada com “toda a humanidade”, como escrito em sua carta constitutiva.

Uma corporação de benefício com fins lucrativos é uma estrutura legal que permite às empresas buscar tanto lucros financeiros quanto objetivos sociais ou ambientais, equilibrando supostamente os interesses dos acionistas com uma missão mais ampla de beneficiar a sociedade. É uma abordagem adotada por alguns dos concorrentes da OpenAI, como Anthropic e xAI de Elon Musk.

Em uma mudança significativa sob o novo plano, o CEO Sam Altman receberia pela primeira vez participação acionária na empresa com fins lucrativos. A Bloomberg reporta que a OpenAI está discutindo conceder a Altman uma participação de 7%, embora os detalhes exatos ainda estejam em negociação. Isso representa uma mudança em relação à posição anterior de Altman de não receber participação na empresa, a qual ele mantinha estar alinhada com a missão da OpenAI de beneficiar a humanidade em vez de indivíduos.

Redação Confraria Tech.

Referências:
OpenAI plans tectonic shift from nonprofit to for-profit, giving Altman equity


Like it? Share with your friends!

0
admin