Neste ano, os motoristas da Ford puderam acessar as estações de carregamento da Tesla, mas o conector CCS dos veículos elétricos da Ford não era compatível com o conector NACS da Tesla. Para resolver essa questão, a Ford ofereceu um adaptador NACS gratuito para os proprietários dos modelos Mach E, F-150 Lightning e outros, com um prazo inicial até junho de 2024.
Entretanto, no início deste mês, a Ford enviou um comunicado aos clientes pedindo que parassem de usar o adaptador anterior, devido a um “problema potencial” que poderia reduzir a velocidade de carregamento e até danificar a porta de carregamento dos veículos. Como resposta, a montadora estendeu o prazo e prometeu um adaptador de substituição nas próximas semanas.
Em uma carta que anunciou os novos adaptadores gratuitos, a Ford não mencionou o problema com os modelos antigos que foram recallados. Um porta-voz da empresa afirmou: “Para continuar acelerando o acesso à Rede de Superchargers da Tesla para os clientes de veículos elétricos da Ford, começaremos a enviar um novo adaptador gratuito com a marca Ford a partir de 31 de outubro.” Os clientes que aguardam o adaptador podem receber o novo adaptador de Carregamento Rápido da Ford ou o adaptador já aprovado.
Além da Ford, outras montadoras como Nissan, GM e Subaru também firmaram acordos com a Tesla para utilizar seus Superchargers. A rede da Tesla representa a maior parte dos carregadores rápidos DC nos Estados Unidos, com 19.000 estações instaladas, em comparação com 15.000 de todos os outros operadores. Globalmente, a Tesla já instalou mais de 62.000 conectores de supercarregamento até o terceiro trimestre de 2024, um aumento de 23% em relação ao ano anterior.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Ford’s free replacement for its Telsa Supercharger adapter starts shipping today