O sistema elétrico dos EUA adiciona baterias a uma taxa 10 vezes maior do que o gás natural na primeira metade de 2024.


0

A energia solar está crescendo a um ritmo extremamente rápido, mas, em termos absolutos, o uso de gás natural para a produção de eletricidade continua a superar as energias renováveis. No entanto, isso parece estar prestes a mudar em 2024, pois a Agência de Informação de Energia dos Estados Unidos (EIA) fez os cálculos do primeiro semestre do ano e descobriu que a instalação de energia eólica, solar e baterias superou em muito a instalação de novos geradores de gás natural. E a diferença deve aumentar dramaticamente antes do final do ano.

Energia solar e baterias em alta

De acordo com os números da EIA, aproximadamente 20 GW de nova capacidade foram adicionados no primeiro semestre deste ano, e a energia solar representa 60% desse total. Mais de um terço das adições solares ocorreram em apenas dois estados, Texas e Flórida. Houve dois projetos que entraram em operação com mais de 600 MW de capacidade, um no Texas e outro em Nevada.

Em seguida, vêm as baterias: Os EUA viram um acréscimo de 4,2 gigawatts de capacidade de bateria durante este período, o que representa mais de 20% da capacidade total instalada. (As baterias são tratadas como equivalentes a uma fonte geradora pela EIA, pois podem fornecer eletricidade à rede sob demanda, mesmo que não o façam continuamente.) Texas e Califórnia sozinhos responderam por mais de 60% dessas adições; incluindo Arizona e Nevada, chega-se a 93% da capacidade instalada.

Leia 9 parágrafos restantes | Comentários
Redação Confraria Tech

Referências:
US grid adds batteries at 10x the rate of natural gas in first half of 2024


Like it? Share with your friends!

0
admin