Como aprendemos com What the Golf?, os desenvolvedores da Triband Games têm especialidade em subverter suas expectativas. Portanto, embora seu personagem principal seja de fato um carro, você não estará correndo em quatro rodas em pistas antigas e entediantes. Seu carro cresce pernas logo no início, e isso por si só ensina a esperar o inesperado. Cada nível que você joga torce um pouco mais a estranheza: Você terá pernas longas; terá um pack de foguetes e pernas elásticas; será transformado em uma bola de futebol.
What the Car? eleva suas ideias de jogabilidade a níveis de completa absurdez, mas é isso que o torna tão incrível. Depois de jogar como uma bola de futebol por um tempo, alguns estágios se transformaram em mesas de pebolim gigantes. O jogo não precisou parar e explicar as mudanças ou dizer quais botões pressionar. Eu intuí que o botão de ação do carro girava os jogadores, e meu cérebro rapidamente se adaptou às regras do pebolim. Essa experiência pode ser um pouco frustrante para aqueles que não estão familiarizados com a glória do futebol de mesa, mas o jogo usa eficazmente o fracasso como uma ferramenta de ensino.
Após estrear no Apple Arcade no ano passado, What the Car? agora está disponível para jogadores de PC no Steam. E antes que você pergunte, sim, ele proporciona uma experiência perfeita no portátil Steam Deck. Embora seja ricamente estético e repleto de personagens caricatos, o jogo não requer hardware gráfico avançado. (Suas especificações mínimas? Um modesto chip Intel Quad Core de 2,6GHz, 2GB de RAM e uma GPU móvel GeForce GT 750M de 11 anos.)
Para a maior parte, os níveis em What the Car? não são muito difíceis, mas se você quiser mais desafio, pode tentar conquistar troféus de ouro completando os estágios mais rapidamente. Essa motivação foi suficiente para me fazer jogar os estágios várias vezes. Há também um cartão colecionável escondido em cada estágio, assim como outros segredos.
Enquanto a Triband Games afirma que você será capaz de completar os estágios principais de What the Car? em três a cinco horas, estima que levará mais nove a 12 para encontrar todos os segredos e troféus de ouro. Também há níveis gerados por usuários para considerar (a maioria dos quais são verdadeiramente desafiadores), assim como um construtor de níveis para suas próprias criações.
Atualmente, costumo jogar jogos lado a lado com minha filha de cinco anos, Sophia, que nos últimos meses se tornou absolutamente fã de Minecraft. (Existe algum tipo de grupo de apoio do Minecraft para pais cansados que nunca se interessaram? Alguém por favor me ajude.) Ela acabou sacrificando parte de seu tempo limitado de jogo apenas para me assistir jogar What the Car?. Ela ficou empolgada quando consegui ouro em estágios particularmente difíceis, e não parava de rir das transformações bobas do carro e dos estragos que inevitavelmente infligia aos ursos que povoam os níveis.
Eu podia me identificar com seu senso de maravilha. Através de sua fantasia e inventividade delirante, What the Car? é um testemunho do poder dos jogos. É algo que senti na mesma idade, quando encontrei Super Marios Bros. no NES. Eu não questionava por que cogumelos faziam Mario ficar mais forte, ou por que eu podia entrar em canos. Minha filha nunca questionou por que o carro tinha pernas, ou por que as regras do jogo continuavam mudando. Ela estava apenas empolgada por estar nessa jornada.
Este artigo foi originalmente publicado no Engadget em https://ift.tt/OsSGz96.
Referências:
What the Car? hits Steam, and it’s still one of the best games you’ll play this year