Hum por Helen Phillips
Os robôs se tornaram parte regular da força de trabalho, e os humanos estão perdendo seus empregos para a inteligência artificial. As mudanças climáticas estão causando estragos no planeta. Está cada vez mais difícil para a pessoa comum conseguir sustentar-se. A tecnologia de reconhecimento facial está sendo usada para vigilância. Isso lhe parece familiar? Em seu novo romance, Hum, a autora Helen Phillips pinta um quadro do que poderia ser o nosso futuro próximo.
Sua personagem principal, May, perdeu seu emprego depois que a tecnologia tornou seu papel obsoleto e, desesperada por dinheiro para sustentar sua família, concorda em participar de um experimento que altera seu rosto para torná-la indetectável ao reconhecimento facial. Com o dinheiro extra, ela leva seu marido e filhos para um pequeno e tecnologicamente livre feriado no Jardim Botânico – mas as coisas saem perigosamente erradas. Hum é um trabalho fascinante e perturbador de ficção distópica que torna impossível não traçar paralelos com nossa realidade atual.
Vida Como Ninguém Conhece: A Física da Emergência da Vida por Sara Imari Walker
Há muito que não sabemos sobre as origens da vida na Terra e como ela poderia aparecer em outros mundos. A física teórica e astrobióloga da Universidade Estadual do Arizona, Sara Imari Walker, aborda a pergunta duradoura “O que é a vida?” e muito mais em seu livro, Vida Como Ninguém Conhece: A Física da Emergência da Vida. Ela explora a teoria da montagem, que, como Walker explicou recentemente como convidada no podcast Event Horizon, afirma que “a vida é o único mecanismo que o universo tem para gerar complexidade. Então, objetos complexos não acontecem espontaneamente, eles só acontecem através da evolução e seleção”.
É um tópico infinitamente fascinante que tem gerado muito debate ao longo dos anos, e o livro de Walker apresenta seu caso de uma forma que é convincente e legível mesmo para nós, não cientistas. Certamente dará um pouco de exercício ao seu cérebro e talvez até provoque algumas (amigáveis) discussões. Kirkus chamou-o de “Engenhoso, mas não para os fracos de coração”.
Cruel Universe #1
O retorno da EC Comics continua com o lançamento de mais uma nova série, Cruel Universe. A editora recentemente ressuscitada lançou o primeiro número da série de ficção científica esta semana, apresentando histórias de Corinna Bechko, Chris Condon, Matt Kindt e Ben H. Winters, com arte de Jonathan Case, Kano, Artyom Topilin e Caitlin Yarsky. Cruel Universe #1 nos leva a uma arena de batalha interestelar, cara a cara com um buraco negro, em busca da vida eterna e muito mais.
É uma ótima continuação do Epitaphs of the Abyss do mês passado, a nova antologia de terror da EC. Se você gostava dos antigos quadrinhos de Weird Science e outras séries de ficção científica da EC, este é definitivamente um para conferir.
Redação Confraria Tech.
Referências:
What to read this weekend: Near-future dystopian fiction and a new approach to explaining life’s origin