Na área de IA, há um burburinho sobre um novo modelo de linguagem de IA lançado na terça-feira pela Meta: Llama 3.1 405B. A razão? É potencialmente a primeira vez que alguém pode baixar um modelo de linguagem grande de classe GPT-4 (LLM) gratuitamente e executá-lo em seu próprio hardware. Ainda será necessário um hardware robusto: a Meta afirma que pode ser executado em um “único nó de servidor”, que não é um equipamento de nível de PC desktop. Mas é um desafio provocador às empresas de modelos de IA “fechados”, como OpenAI e Anthropic.
“A Llama 3.1 405B é o primeiro modelo disponível publicamente que rivaliza com os principais modelos de IA em termos de capacidades de última geração em conhecimento geral, direcionabilidade, matemática, uso de ferramentas e tradução multilíngue”, afirma a Meta. O CEO da empresa, Mark Zuckerberg, chama o 405B de “o primeiro modelo de IA de código aberto de nível de fronteira”.
Na indústria de IA, “modelo de fronteira” é um termo para um sistema de IA projetado para empurrar os limites das capacidades atuais. Neste caso, a Meta está posicionando o 405B entre os principais modelos de IA da indústria, como o GPT-4o da OpenAI, o Sonnet 3.5 da Claude e o Gemini 1.5 Pro do Google.
Leia 14 parágrafos restantes | Comentários.
Redação Confraria Tech
Referências:
Matéria Original