Com essa novidade, não há mais necessidade de recorrer a gravadores de terceiros ou aplicativos da NVIDIA e AMD. Desde que a ferramenta foi apresentada em junho de 2024, vários jogos já oferecem suporte oficial a esses recursos, com destaque para os próprios títulos da Valve, como Counter-Strike 2 e Dota 2. Desenvolvedores de terceiros também podem implementar essas funcionalidades utilizando o SDK da Valve.
Um dos grandes trunfos dessa nova funcionalidade é que ela foi projetada para consumir o mínimo possível de recursos do seu computador, permitindo que você jogue sem interrupções. A gravação aproveita as placas gráficas da NVIDIA e AMD para reduzir a maior parte do custo de desempenho ao criar gravações de vídeo. Em sistemas que não possuem essas placas, o CPU é utilizado, o que pode impactar de forma perceptível o desempenho do jogo.
Os clipes gravados podem ser exportados como arquivos MP4, enviados para outros dispositivos, compartilhados em dispositivos móveis via QR code ou através de um link temporário que qualquer pessoa no Steam pode visualizar. Para acessar essa nova funcionalidade, basta atualizar o Steam e ir até a seção de Gravação de Jogos nas configurações para ativá-la. É importante lembrar que a função está disponível para Windows 10/11 e MacOS 10.13 ou 10.14.
Essa atualização promete facilitar a vida dos gamers, tornando a gravação e compartilhamento de momentos épicos muito mais acessível e prática. Aproveite para testar e registrar suas melhores jogadas!
Redação Confraria Tech.
Referências:
Steam’s game recorder is now available to everyone