Isso ocorre menos de três meses após o lançamento do AI Overviews nos Estados Unidos, quando prontamente disse às pessoas para comerem pedras e colocarem cola em suas pizzas. Trazê-lo para milhões de pessoas levanta a questão: Como evitar outro fiasco de pizza com cola em um país estrangeiro?
“É um espaço desafiador”, disse o diretor sênior de gerenciamento de produtos para Busca no Google em entrevista ao Engadget. “Entender a qualidade na escala da web em todos esses idiomas é um problema difícil, e integrar LLMs (modelos de linguagem grandes) não é fácil de fazer. Usar a IA para entender melhor os idiomas é bastante crítico.”
Para evitar uma situação de pizza com cola, por exemplo, em hindi ou japonês, o Google planeja realizar testes específicos de idioma do AI Overviews, bem como red-teaming, uma técnica usada pela indústria de tecnologia para testar como seus sistemas podem se comportar sob ataque de agentes mal-intencionados. “Estamos focados em resolver possíveis problemas e estamos comprometidos em ouvir e agir rapidamente”, disse Budaraju. Em maio, o Google colocou mais barreiras no AI Overviews após suas respostas extravagantes, como limitar a inclusão de conteúdo de sátira e humor e restringir os tipos de consultas que acionavam o recurso para começar.
Além de expandir o recurso para mais países, o Google também está fazendo mais uma grande mudança nos AI Overviews: agora ele exibirá links para fontes de forma proeminente no lado direito de cada resposta gerada pela IA, facilitando o acesso ao site real de onde a resposta veio.
Também está testando a adição de links diretamente no texto dos AI Overviews, embora o recurso esteja atualmente limitado a pessoas que se inscrevem no Search Labs, a plataforma da empresa para experimentar recursos futuros antes de seu lançamento geral.
“Este experimento mostrou resultados positivos iniciais e conseguimos gerar mais tráfego com links diretamente no texto”, disse Budaraju. Tornar este recurso disponível de forma mais ampla poderia amenizar as preocupações dos editores sobre a perda de tráfego para a IA que lê a internet para as pessoas, reduzindo a necessidade de clicar em páginas da web reais.
Os usuários do Search Labs também têm a oportunidade de experimentar alguns recursos adicionais — a capacidade de “salvar” um AI Overview específico para referência futura, bem como uma opção para simplificar a linguagem de uma resposta gerada pela IA, algo que o Google previu no início deste ano.
Redação Confraria Tech
Referências:
Google brings the AI feature that told Americans to eat rocks to six more countries