Há muito tempo é possível para os usuários solicitar a remoção desse tipo de imagens de acordo com as políticas do Google. Agora, sempre que concede a solicitação de remoção de alguém, o Google também filtrará todos os resultados explícitos em buscas semelhantes sobre essa pessoa. Os sistemas da empresa vasculharão por quaisquer duplicatas da imagem ofensiva e as removerão também. Essa atualização poderia ajudar a aliviar alguns dos medos da vítima se estiverem preocupadas com a mesma imagem aparecendo novamente em outros sites.
Além disso, o Google atualizou seus sistemas de classificação para que, se um usuário procurar explicitamente deepfakes com o nome de uma pessoa, os resultados mostrarão “conteúdo de alta qualidade e não explícito” em vez disso. Se houver artigos de notícias sobre essa pessoa, por exemplo, os resultados mostrarão esses. Com base no anúncio do Google, parece que também tem planos de educar o usuário que procura deepfakes, mostrando resultados que discutem seu impacto na sociedade.
O Google não quer eliminar resultados de conteúdo legítimo, como uma cena de nudez de um ator, em sua tentativa de banir deepfakes de sua página de resultados. No entanto, admite que ainda tem muito trabalho a fazer quando se trata de separar o legítimo das imagens explícitas falsas. Enquanto isso ainda é um trabalho em andamento, uma das soluções implementadas é rebaixar sites que receberam um alto volume de remoções de imagens manipuladas na busca. Isso é “um sinal bastante forte de que não é um site de alta qualidade”, explica o Google, acrescentando que a abordagem funcionou bem para outros tipos de conteúdo prejudicial no passado.
Redação Confraria Tech
Referências:
Google makes it easier to remove explicit deepfakes from its search results