“Os americanos não devem ter que pagar mais no aluguel porque uma empresa encontrou uma nova maneira de conspirar com os proprietários para quebrar a lei”, escreveu o Procurador-Geral Merrick Garland em um comunicado à imprensa do DOJ.
O software da RealPage gerencia, segundo relatos, mais de 24 milhões de unidades de aluguel em todo o mundo. A reclamação do DOJ acusa a empresa de contratar proprietários concorrentes que concordam em compartilhar “informações não públicas e competitivamente sensíveis” sobre as taxas de aluguel e outros termos de locação. A RealPage então treina os algoritmos do YieldStar, que geram recomendações de preços e outras recomendações competitivas “com base em suas informações sensíveis à concorrência e de seus rivais”, segundo o DOJ.
O DOJ foi acompanhado em sua ação pelos procuradores-gerais da Carolina do Norte, Califórnia, Colorado, Connecticut, Minnesota, Oregon, Tennessee e Washington. Ele entrou com a ação no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Médio da Carolina do Norte, acusando a empresa de violar as Seções 1 e 2 da Lei Sherman. A lei de 1890 é considerada a base das ações antitruste dos EUA.
Além disso, a ação acusa a RealPage de monopolizar o mercado de aluguel em um ciclo de feedback que “fortalece o domínio da RealPage no mercado”, tornando mais difícil para “negócios honestos competir com mérito.”
Desenvolvendo…
Redação Confraria Tech
Referências:
The DOJ files an antitrust lawsuit against a software company for allegedly manipulating rent prices