Os novos processadores contam com uma unidade de processamento neural (NPU) de 48 TOPS (operações tera por segundo) para tarefas de inteligência artificial, além de núcleos de desempenho e eficiência significativamente mais rápidos. A Intel também afirma que sua nova GPU Xe2, integrada nos chips, é 32% mais rápida que a geração anterior do Core Ultra, 16% mais rápida que a AMD HX 360 e impressionantes 68% mais rápida que o chip X Elite de 12 núcleos da Qualcomm.
Por se tratar de um processador x86, o Core Ultra 200V não apresenta as questões de compatibilidade de aplicativos e desempenho que foram observadas no XPS 13 equipado com Snapdragon. A única grande desvantagem em relação ao XPS 13 anterior da Intel é que o novo sistema não permite a atualização da memória – os chips Core Ultra 200V da Intel contam com memória integrada, que não é atualizável.
Além do novo chip, a Dell destaca que este último XPS 13 é o primeiro laptop a apresentar um display OLED em tandem, uma tecnologia que basicamente empilha dois painéis OLED para obter maior brilho. O novo XPS 13 também promete uma autonomia de até 26 horas ao reproduzir vídeos em sua tela 1080p+.
É possível fazer a pré-encomenda do XPS 13 com os chips Core Ultra 200V da Intel a partir de hoje, com preços a partir de $1.400.
Redação Confraria Tech
Referências:
Dell’s XPS 13 gets its third update in a year with Intel’s Core Ultra 200V