“O conselho de supervisão da Meta diz que a frase ‘Do rio ao mar’ não deve ser banida.”


0

O Conselho de Supervisão do Meta emitiu uma nova decisão sobre o uso da frase “Do Rio ao Mar”, concluindo que ela não viola as políticas da plataforma em relação a discurso de ódio, violência, incitação ou organizações e indivíduos perigosos. A decisão também ressaltou a necessidade de maior acesso à Biblioteca de Conteúdo do Facebook para pesquisadores qualificados, grupos da sociedade civil e jornalistas que anteriormente tinham acesso ao CrowdTangle.

A análise considerou três conteúdos do Facebook contendo a frase “Do Rio ao Mar”, que muitos consideram pró-Palestina, referente à faixa de terra entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. O slogan é politicamente carregado, com diferentes interpretações e significados. Críticos, como a Liga Anti-Difamação, a consideram um “slogan antissemita comumente usado em campanhas anti-Israel”. Outros, como a deputada Rashida Tlaib, a veem como “um chamado aspiracional à liberdade, direitos humanos e convivência pacífica, não à morte, destruição ou ódio”.

O conselho concluiu que a frase em si não incita à violência contra um grupo de pessoas, à exclusão de um grupo específico ou a um apoio incondicional ao Hamas. Além disso, ressaltou a importância de avaliar o contexto em torno do uso da frase ao analisar o conteúdo dos usuários.

O conselho também expressou preocupações sobre o fechamento da ferramenta de análise de dados CrowdStrike em agosto e pediu maior transparência para o novo sistema. O CrowdStrike era uma ferramenta de pesquisa gratuita usada por veículos de notícias, pesquisadores e outros grupos para acompanhar a disseminação de informações em plataformas como Facebook e Instagram.

O Meta substituiu a ferramenta pelo Meta Content Library, um sistema de análise de dados muito mais controlado, com regras de acesso mais rígidas. A Biblioteca de Conteúdo restringe o acesso a candidatos que trabalhem com “uma instituição acadêmica qualificada ou uma instituição de pesquisa qualificada” comprometida com “um empreendimento sem fins lucrativos”, de acordo com as diretrizes do Facebook.

O conselho recomendou que o Meta integre pesquisadores, grupos e jornalistas qualificados dentro de três semanas após a apresentação de uma inscrição. Também recomendou que o Meta “garanta que sua Biblioteca de Conteúdo seja um substituto adequado para o CrowdTangle”, de acordo com a decisão.

Redação Confraria Tech

Referências:
Meta’s Oversight Board says phrase ‘From the River to the Sea’ should not be banned


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format