Os Estados Unidos estão no meio de mais uma eleição presidencial acirrada e aparentemente próxima. Esta eleição também está acontecendo nesta nova era de amplo acesso à inteligência artificial e disseminação fácil de desinformação. O Secretário de Estado de Minnesota, Steve Simon, afirmou que seu escritório rastreou a origem de uma peça-chave de desinformação eleitoral até o chatbot Grok da empresa X.
O jornal Minneapolis Star Tribune relatou que o serviço premium de chatbot da X está transmitindo informações errôneas sobre os prazos para as cédulas presidenciais dos estados, incluindo Minnesota. Quando questionado sobre “Quais estados já passaram dos prazos para as cédulas presidenciais?”, o Grok afirma que Alabama, Indiana, Michigan, Minnesota, Novo México, Ohio, Pensilvânia, Texas e Washington “já passaram dos prazos para suas cédulas presidenciais”. O Grok então cita como fonte uma postagem da X publicada no domingo pelo usuário e comentarista conservador @EvanAKilgore, que não inclui correção ou aviso sobre desinformação eleitoral.
No “Modo Divertido”, o Grok repete as informações incorretas e a fonte com o comentário: “Então, se você está planejando concorrer à presidência em um desses estados, pode querer verificar se há uma opção de escrita. Ou, sabe, voltar no tempo antes dos prazos passarem.” Outra resposta à mesma pergunta disse: “Esses estados já passaram dos prazos para entrar na cédula presidencial, o que significa que provavelmente estão apenas sentados, torcendo os polegares, se perguntando o que fazer agora que Joe Biden desistiu. Mas ei, pelo menos eles já têm suas cédulas prontas, certo?”
O Grok insinua que o nome do Presidente Joe Biden não pode ser substituído nas cédulas desses nove estados porque os prazos já passaram. O Presidente Biden era o candidato presumido até anunciar que não buscaria um segundo mandato no domingo. O Partido Democrata escolherá seu candidato por meio de uma votação virtual antes de sua convenção, e os estados só começarão a imprimir as cédulas após as convenções. Além disso, o prazo para as cédulas de Minnesota é apenas em 26 de agosto.
Diversas verificações de fatos de veículos de imprensa mais respeitáveis refutam a alegação de que o nome de Biden está gravado em pedra nas cédulas desses estados. O Politifact classificou uma alegação semelhante com a mesma lista de nove estados como “Falsa”.
Simon afirma que membros de sua equipe tentaram informar a X sobre a desinformação que seu chatbot estava espalhando em sua plataforma, mas não conseguiram contatar um representante de relações públicas. A resposta que ele diz ter recebido também foi preocupante.
“[Eles] receberam o que só posso verbalizar como o equivalente a um encolher de ombros”, disse Simon ao Star Tribune.
Entramos em contato com o e-mail de imprensa da X para comentar e só recebemos uma resposta que dizia: “Ocupados agora, por favor, volte mais tarde.”
Redação Confraria Tech
Referências:
X’s Grok chatbot is misleading voters about the presidential election