A mudança foi desencadeada em 21 de julho, apenas algumas horas depois que o Presidente Biden anunciou sua decisão de não concorrer à reeleição, quando o Grok postou falsamente que o prazo para envio do voto havia expirado em nove estados, insinuando que os oficiais não poderiam mudar o candidato democrata. O Secretário de Estado de Minnesota, Steve Simon, tentou contatar o X sobre o erro, mas recebeu a resposta: “Ocupado agora, por favor, volte mais tarde.” Grok continuou a compartilhar essa resposta por dez dias.
O Secretário Simon juntou-se aos Secretários de Estado de Michigan, Novo México, Pensilvânia e Washington – todos estados erroneamente mencionados pelo Grok – em uma carta aberta ao X e ao CEO da xAI, Elon Musk, pedindo que o Grok direcionasse quaisquer perguntas sobre as eleições para o CanIVote.org, outro recurso apartidário. Eles alegaram que a resposta do Grok, embora disponível apenas para assinantes Premium e Premium+, alcançou “milhões de pessoas” devido a capturas de tela e compartilhamentos.
A carta também criticou o Grok e a xAI, explicando como seu concorrente, OpenAI, havia se unido à Associação Nacional dos Secretários de Estado para fornecer informações eleitorais precisas e atualizadas. Também mencionou que o bot da OpenAI, ChatGPT, já estava programado para direcionar os usuários para o CanIVote.org se recebesse perguntas sobre as eleições nos EUA.
A atualização é um começo. O bot também havia criado imagens enganosas dos principais candidatos partidários. “Apreciamos a ação do X para melhorar sua plataforma e esperamos que continuem fazendo melhorias que garantam que seus usuários tenham acesso a informações precisas de fontes confiáveis neste ano eleitoral crítico,” disseram os Secretários de Estado em resposta à atualização. “As eleições são um esforço coletivo, e precisamos e recebemos de braços abertos qualquer parceiro comprometido em garantir eleições livres, justas, seguras e precisas.”
Redação Confraria Tech
Referências:
X’s Grok chatbot now directs election queries to Vote.gov