Para começar a usar o Rufus, basta procurar o ícone localizado no canto inferior direito do aplicativo móvel da Amazon. Esse ícone abrirá uma caixa de chat, onde os clientes poderão fazer perguntas ou buscar mais informações sobre consultas já existentes. Como se trata de um lançamento beta, a Amazon incentiva os usuários a deixarem feedback, classificando as respostas com um “joinha” para positivo e “dedo para baixo” para negativo. Além disso, há a opção de fornecer comentários mais detalhados.
Para quem não está familiarizado, Rufus é um assistente de compras baseado em inteligência artificial generativa, treinado com todo o catálogo de produtos da Amazon, além de análises de clientes, perguntas e respostas da comunidade e informações disponíveis na internet. Isso significa que os usuários poderão fazer perguntas sobre produtos, como, por exemplo, se um determinado par de tênis de corrida é durável ou se uma jaqueta pode ser lavada à máquina.
É importante lembrar que, por se tratar de uma tecnologia de IA, a Amazon admite que as informações fornecidas pelo Rufus podem nem sempre ser 100% precisas. “Ainda estamos nos primeiros dias da IA generativa, e a tecnologia pode não acertar sempre”, reconhece a empresa.
Se você estiver nos Estados Unidos, já pode aproveitar o chatbot. É só procurar o ícone característico, que se assemelha a duas bolhas de chat, junto ao nome Rufus. A Amazon promete que, com o tempo, a experiência só tende a melhorar, à medida que mais usuários interagirem com essa ferramenta inovadora.
Redação Confraria Tech.
Referências:
Amazon’s AI-powered shopping assistant Rufus launches in Europe today