O aplicativo de entrega Glovo se adapta à Lei dos Motoboys da Espanha e contratará milhares de entregadores.


0

A Glovo, famosa plataforma de entregas que começou sua jornada na Espanha e agora faz parte do império da Delivery Hero, está enfrentando uma nova fase em sua operação. Recentemente, a empresa anunciou uma mudança significativa em sua estratégia de trabalho: vai contratar cerca de 15 mil entregadores, que atualmente atuam como “autônomos”. Essa decisão foi tomada em resposta a crescentes pressões sobre os direitos trabalhistas, especialmente no mercado em que a empresa nasceu.

Essa transformação não é apenas uma mudança no modelo de negócios, mas também reflete uma atenção crescente às condições de trabalho na economia de gig, onde muitos trabalhadores, mesmo realizando funções essenciais, não têm as garantias que receberiam em empregos tradicionais. Ao assumir a responsabilidade de contratar esses entregadores, a Glovo está abrindo uma porta para que esses profissionais possam desfrutar de direitos trabalhistas, como acesso à saúde e férias remuneradas.

Entretanto, essa decisão não veio sem custos. A Glovo alertou que, devido a essa reestruturação, a empresa pode enfrentar um impacto de cerca de 100 milhões de euros em seus lucros – uma sinalização clara de que a implementação de melhores condições para os trabalhadores pode ter um preço. Em um cenário onde a competição é feroz e as margens de lucro muitas vezes estreitas, essa mudança pode ser vista como um dilema: priorizar a sustentabilidade financeira ou o bem-estar dos trabalhadores?

O panorama do trabalho em plataformas digitais está mudando, e a Glovo se junta a outras empresas que estão revisando suas políticas para oferecer maior proteção aos seus colaboradores. É um passo significativo em direção a um futuro onde direitos equitativos são uma norma, e não uma exceção.

Essa nova abordagem da Glovo pode inspirar outras empresas a repensarem suas práticas e priorizarem o bem-estar de seus entregadores. Afinal, à medida que as vozes dos trabalhadores se tornam mais audíveis e as demandas por justiça social aumentam, o setor de delivery e serviços digitais pode se transformar em um reflexo da sociedade que queremos construir.

Veremos como essa mudança impactará não apenas a Glovo, mas o mercado das entregas como um todo, e se outras empresas seguirão o exemplo, promovendo um ambiente mais justo para todos os envolvidos.

Redação Confraria Tech.

Referências:
Delivery app Glovo bends to Spain’s Riders Law, will hire thousands of couriers


Like it? Share with your friends!

0
admin

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube and Vimeo Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format